Saúde

Surto de Covid-19 no Hospital Conceição chega ao fim

Os primeiros casos foram constatados em quatro de agosto deste ano
Por: Camila Mattos/ Airton Lemos/ Acústica FM
Publicado em: 14/09/2021 às 13h30
Atualizado em: 14/09/2021 às 13h55
Surto de Covid-19 no Hospital Conceição chega ao fim Hospital Nossa Senhora Conceição Foto: Divulgação

O anúncio do término do surto de Covid-19 no Hospital Nossa Senhora Conceição, foi realizado na manhã desta terça-feira (14). Conforme dados da direção do hospital, o surto começo em 4 de agosto, e contabilizou 171 casos positivos, dos quais 97 pacientes e 74 profissionais de saúde, com 13 áreas afetadas e 33 mortes de pacientes. Diante disso, houve a suspeita de que a variante Delta, seria o principal motivo das contaminações. Foram enviadas 14 amostras à Fiocruz, onde cinco retornaram com a presença da variante e as demais aguardam confirmação. Além disso, 1.651 testes realizados.   

Para tentar frear o contágio, medidas de controle foram implementadas pela instituição hospitalar. São elas: A restrição de atendimento da Emergência do Hospital Conceição, a suspensão das cirurgias eletivas, suspensão das visitas, rastreamento dos pacientes e profissionais de saúde, reabertura de leitos clínicos para atendimento de pacientes Covid, e a intensificação dos protocolos de prevenção.

A médica, Ivana Varela, Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HSNGC afirma que o surto chegou ao fim porque nenhum caso de coronavírus foi constatado nos últimos dias: 

“O surto foi encerrado ontem porque não houve surgimento de casos novos nos últimos 14 dias, nem de profissionais da saúde e nem de pacientes que vinculados a essas áreas que foram afetadas pelo surto”, ressaltou Ivana.

Já retornaram ao trabalho 71 profissionais da saúde, 11 pacientes seguem tratamento em enfermarias e 13 em UTIs e 50 já tiveram alta. Com o surto encerrado, vai haver o retorno dos procedimentos eletivos e as outras medidas que foram adotadas, vão ser discutidas com a secretaria municipal da Saúde.

">