Rio Grande do Sul

Secretário da Agricultura pontua desafios para combater estiagem em mais de 400 municípios do Estado

Domingos Velho Lopes assumiu a pasta recentemente
Por: Bruno Bonilha
Publicado em: 06/04/2022 às 15h57
Atualizado em: 06/04/2022 às 17h25
Secretário da Agricultura pontua desafios para combater estiagem em mais de 400 municípios do Estado

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural ganhou novo secretário. Quem assumiu a pasta foi Domingos Velho Lopes.

Na manhã desta quarta-feira (06), o gestor concedeu entrevista para a Acústica FM. Durante a conversa a principal pauta foi o desafio de combater a estiagem que afeta o Estado.

Com ampla experiência na área, o novo secretário é formado em agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é produtor rural desde 1992, atividade que exerce nos municípios de Mostardas e Palmares do Sul.

Conforme o novo chefe da pasta, toda a sociedade gaúcha deve focar na reserva de água e irrigação, por ser um seguro para a produção, refletindo nos custos da alimentação e abastecimento. Lopes destaca que serão realizados novos estudos hidrológicos, com o apoio do Ministério Público, assim promovendo segurança e economia no bolso da sociedade gaúcha.

A estiagem que afeta o Estado já resulta em 425 municípios com decreto de situação de emergência assinado até o momento. Esse total representa 85,5% das 497 cidades gaúchas que já recorreram ao mecanismo para tentar agilizar ações para sanar os efeitos da falta de chuva no Rio Grande do Sul.

Confira a entrevista: