Entrevista

Secretária da Educação do RS anuncia distribuição de milhares de celulares e computadores para estudantes

Raquel Teixeira participou do programa Primeira Hora na manhã desta segunda-feira (18)
Por: Lennon Haas/Acústica FM
Publicado em: 18/10/2021 às 11h00
Atualizado em: 18/10/2021 às 14h22
Secretária da Educação do RS anuncia distribuição de milhares de celulares e computadores para estudantes

Secretária da Educação do Estado, Raquel Teixeira participou do programa Primeira Hora na manhã desta segunda-feira (18). Na última quinta-feira (14), o governador Eduardo Leite anunciou investimento de R$ 1,2 bilhão em educação, tendo como objetivo solucionar problemas emergenciais na estrutura das escolas públicas, implementar mais tecnologia e computadores para alunos em 100% das instituições de ensino, e pagar bolsas em dinheiro para estudantes do ensino médio buscando reduzir a evasão escolar.

Conforme a secretária, a pandemia resultou em um prejuízo na aprendizagem, mas também mostrou que a partir de agora, as escolas são diferentes.

“A escola mudou, o papel do professor mudou. A educação clássica tinha foco no professor e no ensino. Hoje a educação tem foco no aluno e na aprendizagem. Somente aí já há uma mudança de eixo. Nenhum professor aprendeu isto na faculdade”, disse.

Na próxima segunda-feira (25), o governo do Estado anunciará uma série de medidas focadas nos estudantes. Entre elas, a distribuição de sete mil celulares, em parceria com a Receita Federal.

A secretária afirmou que os professores nunca trabalharam tanto quanto durante o período da pandemia. Os resultados entre os alunos, porém, foram pífios.

“É preciso uma ação conjunta para aperfeiçoar o que fizemos no ensino remoto, para termos um ensino híbrido, de mais qualidade, pois o ensino híbrido veio para ficar. Parte dos nossos investimentos são focados no apoio às escolas, aluno e professores, e na aquisição de tecnologia.”, declarou.

Raquel Teixeira também anunciou que o governo do Estado entregará 90 mil Chromebooks para os estudantes. No ano passado, 50 mil Chromebooks foram entregues aos professores.

A secretária também explicou como funcionará o novo Ensino Médio, a partir de 2022. Assista: