Inovação

Rio Grande do Sul formaliza pedido para ter South Summit em 2023

Ato ocorreu na cerimônia de encerramento do evento nos Armazéns do Cais Mauá em Porto Alegre
Por: Airton Lemos
Publicado em: 06/05/2022 às 19h44
Atualizado em: 06/05/2022 às 19h46
Rio Grande do Sul formaliza pedido para ter South Summit em 2023 Foto: Airton Lemos

O Rio Grande do Sul formalizou o pedido para que o South Summit volte a Porto Alegre  em 2023. Um documento foi entregue pelo Governador Ranolfo Vieira Júnior à fundadora da feira, a espanhola María Benjumea, durante a final da competição entre startups na cerimônia de encerramento com intuito de trazer o evento novamente à capital.

"Temos uma Porto Alegre, um Rio Grande do Sul antes do South Summit e uma Porto Alegre e um Estado depois desse evento. Esse evento é um divisor de águas no empreendedorismo e na inovação", salientou Ranolfo.

No último dia de South Summit, Brasil o público curtiu as últimas atrações do evento internacional de inovação. Palestras e painéis com o foco no universo dos games, na tecnologia, na agricultura, no âmbito de estratégias para acelerar negócios e a final da competição de startups. Para o Prefeito Sebastião Melo o evento deixa um legado histórico e econômico para a cidade

" Esse local estava com goteiras, as portas não abriam e hoje estamos recebendo esse evento de inovação, que veio para ficar. (...) Essa gurizada precisa de oportunidades e aqui a gente viu colaboração", destacou o prefeito de Porto Alegre. 

Por volta das 15h,  ocorreu o encerramento oficial do South Summit Brasil. A cerimônia ocorreu no palco da Arena Stage, com a presença da fundadora do South Summit, a espanhola María Benjumea.

O encerramento oficial do South Summit Brasil contou com o anúncio das vencedoras da competição de startups, que teve as fases finais disputadas ao longo dos três dias de evento, em Porto Alegre. Das cinco ganhadoras, três são gaúchas. Entre elas, a Yours Bank faturou o prêmio de grande vencedora da competição. A Pix Force levou o troféu na categoria mais inovadora, e a Aprix na Melhor time. A startup brasileira Solubio (A mais sustentável) e a Genially (A mais escalável), da Espanha, fecharam o top cinco do ranking. 

 A cerimônia de encerramento foi aberta com discurso conjunto do presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, e da fundadora do South Summit, a espanhola María Benjumea. Hopf agradeceu a parceria do evento, dos governos estadual e municipal, destacando que o South Summit em Porto Alegre contou com um “supertime”. O dirigente também elogiou a escolha do Cais Mauá como sede do evento de inovação.