Região Sul

Reunião nesta terça (18) debate aquisição e armazenagem da CESA em Camaquã

Encontro para produtores rurais acontece no Sindicato Rural
Por: Bruno Bonilha
Publicado em: 18/01/2022 às 14h54
Atualizado em: 18/01/2022 às 15h05
Reunião nesta terça (18) debate aquisição e armazenagem da CESA em Camaquã Foto: Valesca Luz/Acústica FM

Uma reunião com interessados em utilizar o espaço da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), ocorrerá nesta terça-feira (18), às 18h no Sindicato Rural de Camaquã. Nesta manhã o presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã (AAC), Volzear Longaray, conversou com a Acústica FM, sobre os assuntos que serão abordados no evento.

A reunião com produtores rurais debaterá tratativas da aquisição e armazenagem da Cesa, uma explanação das intenções e possibilidades de aquisição do complexo da Cesa em Camaquã. O encontro reúne usuários dos serviços e interessados em continuar. 

A AAC assinou na última segunda-feira (10), um Termo de Cessão de Uso da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). O contrato foi assinado em Porto Alegre, autorizando as instalações da estrutura local, após dois anos de negociações.  

O pregão dá a Associação o direito de usar o espaço até a venda da unidade, de acordo com o presidente Volzear. Mensalmente a Associação pagará o valor de R$ 50 mil ao Estado, com início da operação prevista para fevereiro.

Os arrozeiros pretendem comprar a unidade, que segundo edital do leilão o valor da unidade no bairro Viégas gira na casa dos R$ 12 milhões. De acordo com Volzear, a equipe de trabalho da unidade permanecerá neste novo momento, incluindo o atual gerente da unidade, o servidor estadual João Francisco Souza Aguiar.

A associação prevê a criação de uma cooperativa, afirmou o presidente. No ano passado, 154 produtores utilizaram o espaço da Cesa, armazenando mais de 700 mil sacos.