Search
Camaquã
30°C
Camaquã
30°C
Especial

RETROSPECTIVA 2023: Acústica FM transmite programa especial nesta sexta-feira

Veja as principais notícias que marcaram a vida dos ouvintes neste ano
Foto: Acústica FM
Foto: Acústica FM

A equipe de jornalismo da Rádio Acústica FM produziu uma retrospectiva com os principais acontecimentos e assuntos que foram destaque ao longo de 2023 e que impactaram a nossa região. O programa especial vai ao ar nesta sexta-feira (29) às 18h, nos 97,7 FM e nas principais redes sociais da emissora. As reprises do programa ocorrerão também durante o final de semana, no sábado (30) às 13h e domingo (31), às 07h.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui! 

O ano de 2023 foi marcado pelo início de um novo governo federal, bem como o surgimento de intensos transtornos climáticos no país. Em Camaquã, a população enfrentou problemas com o abastecimento de energia e água, assim como mudanças no sistema de educação.

Em janeiro o Brasil ganhou a visão do mundo, com o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Já, no dia 08 de janeiro, o país foi marcado pelos ataques às sedes dos Três Poderes brasileiros em Brasília por grupos bolsonaristas.

No começo de março a prefeitura de Camaquã decreta emergência no município devido à estiagem. A EMATER estimou prejuízos de mais de R$ 88 milhões nas culturas do milho, do feijão e, principalmente, da soja. O secretário Municipal da Educação e Desporto de Camaquã, Nelson Egon Geiger Filho, pedia exoneração do seu cargo.

No mês de abril, pais e responsáveis por alunos de instituições de ensino de todo o estado, estavam aflitos com ameaças difundidas em redes sociais, sobre supostos ataques em escolas gaúchas. Agências de inteligência das forças de segurança do Estado foram mobilizados com o intuito de averiguar as ameaças.

Em junho, o governo gaúcho classificou a passagem de um ciclone extratropical pelo estado, como sendo o maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul. Um gabinete de crise foi montado pelo governador Eduardo Leite para auxiliar as vítimas dos desastres.

Após quase dois meses de interdição, no dia 17 de julho, o prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Vereador José Adão de Assis Barbosa (Ciep) em Camaquã, recebia autorização dos Bombeiros para retomar as suas atividades.

No dia 26 de julho, outro ciclone extratropical, desta vez de menor intensidade, atingia a região Sul, sendo o quarto a atingir a área desde junho.

No dia 28 de agosto, a SulTV, único canal de TV aberta da região, estreava a sua programação ao vivo do Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio. foi dentro da casa Canal Rural e SulTV que foram realizadas as principais discussões sobre o setor arrozeiro dentro da feira.

O mês de setembro foi marcado pelas ações de solidariedade da comunidade camaquense, com os moradores de localidades que foram atingidas pelos alagamentos em Camaquã. Pacheca, Divisa, Capororóca, Areal e principalmente Ilha Santo Antonio, foram locais em que os moradores, além de perder tudo que tinham, ficaram ilhados e sem conseguir sair de suas casas. A Rádio Acústica FM esteve no dia 28 de setembro na região do Vale do Taquari, Muçum, Roca Sales e Lajeado RS.

O mês de outubro foi marcado por uma grande polemica envolvendo a municipalização de escolas. As escolas Manoel da Silva Pacheco e São Bernardino de Sena (Premen), passarão pelo processo de municipalização. Além de uma reestruturação na demanda de ensino das instituições. No Premem, a municipalização já inicia em 2024.

A Rádio Acústica FM esteve com sua reportagem acompanhando as eleições presidenciais da Argentina, país que possui grandes laços econômicos com o Brasil. Direito de Buenos Aires, Fabio Renner trouxe boletins durante a programação da emissora, com atualizações do pleito eleitoral.

No dia 27 de novembro, o governador do Estado, Eduardo Leite, assinou a portaria para o Aporte Financeiro Extraordinário aos Hospitais Contratualizados. Entre as instituições contempladas está o Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã, que graças a iniciativa recebeu o valor 2 milhões de reais para investimentos na área de saúde.

Com a polêmica instaurada no estado após o governador Eduardo Leite leva para a assembleia gaúcha um projeto de aumento de ICMS, no início de dezembro a maioria dos prefeitos gaúchos se posicionaram a favor do reajuste. Já no dia 18, Leite anunciou a retirada do projeto, afirmando que tomaria outras providencias pra aumentar a arrecadação.

No dia 07, o diretor-geral da ANTT, esteve em Pelotas para falar sobre “O Novo Modelo de Pedágios para a Região”. Entidades empresariais de Camaquã e região enviaram comitivas que participaram do evento para interagir com as discussões envolvendo o assunto.

No dia 10 de dezembro Javier Milei assumia a presidência da Argentina. Ele foi conduzido ao cargo em meio a um clima de muitas incertezas do cenário econômico. A Rádio Acústica esteve no país vizinho com informações ao vivo sobre o pleito.

O mês de dezembro foi marcado pelas constantes faltas de energia elétrica que afetaram diversos clientes da CEEE Equatorial em Camaquã. Tais transtornos motivaram uma nota de repúdio do Sindilojas Costa Doce, tendo em vista a impossibilidade do trabalho de lojistas que abriram suas portas no domingo que antecede o Natal, devido à falta de luz.

Tags: retrospectiva, retrospectiva2023