Que delícia!

Receitas: chefe camaquense ensina arroz e farofa natalina

Pratos são essenciais para celebrar a data com quem se ama
Por: Valesca Luz
Publicado em: 24/12/2021 às 09h00
Atualizado em: 24/12/2021 às 11h15
Receitas: chefe camaquense ensina arroz e farofa natalina Foto: Acústica FM
Receitas: chefe camaquense ensina arroz e farofa natalina Foto: Acústica FM

Duas receitas práticas e rápidas de Natal não podem faltar na celebração da noite. O chefe camaquense Renan Martini preparou dicas de como fazer a farofa e arroz natalinos. Os pratos foram realizados durante o programa Papos e Receitas.

A farofa é uma das principais estrelas da ceia, combina com qualquer ocasião nas refeições do dia ou noite. A origem da farofa vem das tribos indígenas, antes da colonização do Brasil. 

Receita de farofa natalina:

250g de farinha flocada de milho

500g farinha mandioca torrada

½ cebola grande cortada em rodelas

Metade de um pimentão vermelho

1 perna de calabresa grossa cortada em tiras

250g de torresmo

6 ovos cozidos para amassar

salsa picada a gosto

Manteiga com sal

3 dentes de alho picado

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Corte a cebola em meia lua, corte o pimentão pequeno em diagonal, corte a calabresa em tiras e pique o alho. É necessário amassar os ovos para misturar no final. O torresmo deixe secar na frigideira.

Em seguida, coloque em um frigideira um pouco da manteiga, calabresa cebola e pimentão vermelho. Após a água soltar, acrescente o alho. As farinhas da farofa serão as seguintes: farinhas seca moída torrada de mandioca, farinha de milho, e farofa do ovo que foi amassado anteriormente. Por fim, decore com a salsa.

Confira em vídeo:


Arroz natalino 

Arroz natalino ou arroz a grega é uma mistura de diversos ingredientes que deixarão o prato especial durante a celebração. Além de deixar a mesa linda através das cores, auxilia no complemento dos pratos tradicionais da data.

Receita:

Um kg de arroz thai jasmin

300g de peito de peru cortado em cubos

Uma pera grande cortada em cubos

250g de tomate cereja confit

Manteiga com sal

Cebolete picada a gosto

180g de nozes

Uma colher de açafrão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Na mesma panela, frite o alho, coloque o arroz para cozinhar e adicione uma colher de açafrão. Em uma frigideira coloque o tomate cereja em forma de tomate confit, regado com azeite de oliva, sal e pimenta (pode ser aromatizado om ervas de sus preferência).

O peito de frango e a pera em cubos será passada na frigideira com o mesmo azeite de oliva utilizado para o tomate confit. O peito e a pera servirão como base do prato, para montagem do prato.

Para a montagem, o peito e a pera, serão misturadas no arroz cozido e saborizado com açafrão. Por fim, adiciona a manteiga os restantes dos itens e misture. Sal e pimenta a gosto.

Confira em vídeo: