Justiça

Procuradoria Geral da República faz denúncia contra Roberto Jefferson ao STF

O ex-deputado foi preso no último dia 13 por determinação do ministro Alexandre de Moraes
Por: Camila Mattos/Acústica FM
Publicado em: 30/08/2021 às 17h01
Procuradoria Geral da República faz denúncia contra Roberto Jefferson ao STF Ex-deputado Roberto Jefferson - Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.

Jefferson foi denunciado por incitar crimes contra a segurança nacional tendo como alvos o Supremo e senadores da CPI da Pandemia (“tirá-los de lá no pescoção”); por ter chamado de macaco o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming; e por calúnia contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) por dizer que ele não aceitava pedidos de impeachment contra ministros do Supremo por “interesses pessoais”.

O ex-deputado foi preso no último dia 13 por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito das milícias digitais.

Agora, o STF deve estipular um prazo para que a defesa de Jefferson apresente resposta à acusação. Costumeiramente, o prazo é de 15 dias. Após, a Corte vai analisar se recebe a denúncia, o que poderá transformar Jefferson em réu.