Search
Camaquã
24°C
Camaquã
24°C
NOVIDADE NO TRÂNSITO

PRF e Detran-RS iniciam projeto de pagamento de multas para veículos estrangeiros

Dessa forma, os turistas não precisarão buscar agências bancárias para realizar a quitação de débitos.
PRF/Divulgação
PRF/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul iniciaram hoje (18) a instalação de totens para pagamento de multas de veículos estrangeiros. Dessa forma, os turistas não precisarão buscar agências bancárias para realizar a quitação de débitos. Em um primeiro momento os equipamentos foram instalados nas unidades operacionais da PRF em Uruguaiana, São Borja e Rio Grande.

Os totens são importantes pois garantem ao turista uma forma de quitar as multas independentemente do horário bancário. Lembrando que caso o veículo estrangeiro fosse flagrado com multas já vencidas, ele deveria pagá-las antes de continuar a viagem, sob pena de ter o carro removido para depósito. Com o sistema, a depender do banco que o turista tem conta, ele poderá pagar com cartão de crédito, cartão de débito e PIX, além de poder parcelar o valor devido.

A instalação dos equipamentos em Uruguaiana é estratégica, pois é ali o principal ponto de entrada de turistas no Rio Grande do Sul nos meses de verão. Entre dezembro de 2022 e março de 2023 entraram pela Ponte Internacional mais de 430 mil argentinos.

Além da facilidade aos turistas, o sistema busca através da cobrança das multas já vencidas uma mudança no comportamento dos motoristas argentinos e uruguaios. Desde de 2017 foram mais de 70 mil multas para veículos estrangeiros no RS e em SC. A maioria das autuações se refere ao excesso de velocidade (78%) e a ultrapassagem em local proibido (15%). Nesse período, veículos da Argentina e do Uruguai se envolveram em mais de 520 acidentes, com 26 mortes.

Após essa primeira fase, outras unidades operacionais da PRF, que se encontram nas rotas dos turistas, também contarão com o serviço dos totens de cobrança.

Tags: Fiscalização, PRF