Clima

Previsão do tempo: chuva intensa, vento e sol devem se fazer presentes nesta semana no RS

Os efeitos de um ciclone passarão a ser percebidos com maior intensidade nesta terça no estado
Por: Gil Martins
Publicado em: 02/05/2022 às 07h50
Atualizado em: 02/05/2022 às 10h14
Previsão do tempo: chuva intensa, vento e sol devem se fazer presentes nesta semana no RS Foto: Ouvinte/Acústica FM

Os gaúchos devem se preparar para uma semana de intensas variações climáticas no Rio Grande do Sul. Os prognósticos do tempo apontam para um clima instável no estado nos próximos dias e chuva extrema no Sul do Brasil.

- Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

A Metsul meteorologia afirma que a instabilidade aumenta muito nesta segunda-feira na Metade Norte gaúcha à medida que um cavado (área ondulada de menor pressão atmosférica) atua no Sul do Brasil. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com instabilidade no decorrer do dia na maioria das regiões.

Confira a previsão do tempo para esta semana em Camaquã:

 

Também de acordo com a Metsul, na terça, um vórtice ciclônico (baixa fria) começa a atuar sobre o Sul do Brasil e generaliza a chuva no Rio Grande do Sul com previsão de precipitação em todas as regiões gaúchas. Somente as áreas do Chuí e Barra do Quaraí, nos extremos Oeste e Sul, podem escapar da instabilidade.

- Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Na quarta-feira, o vórtice ciclônico evolui para um ciclone extratropical e traz mais um dia de muitas nuvens, chuva e garoa para a maioria das regiões do Rio Grande do Sul. Os acumulados de chuva podem ser extremamente altos no Nordeste gaúcho, entre o Norte da Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte.

Na quinta, o tempo começa a melhorar à medida que o ciclone começa a se distanciar e o sol vai aparecer no decorrer do dia em todas as regiões. O sol vai predominar no Rio Grande do Sul tanto na sexta como no sábado com domínio de ar mais seco e de alta pressão atmosférica.

*Com informações da Metsul Meteorologia