Tecnologia

Preços das placas de vídeo da AMD estão despecando: qual o motivo?

A AMD em breve oferecerá uma nova promoção chamada Raise The Game
Por: Acústica FM
Publicado em: 13/05/2022 às 13h59
Preços das placas de vídeo da AMD estão despecando: qual o motivo? Divulgação

A AMD em breve oferecerá uma nova promoção chamada Raise The Game, revivendo uma maneira familiar de vender GPUs que não víamos há algum tempo: agrupar uma placa gráfica com um jogo grátis. É uma ótima notícia para os fabricantes de PCs, mas a AMD não está fazendo isso pela bondade de seu coração. Isso é, com toda a probabilidade, um sinal de algo que já observamos: os preços das GPUs estão caindo rapidamente.

Você pode estar se perguntando - o que a AMD introduzindo um novo pacote de GPU tem a ver com o mercado de placas gráficas em geral? A verdade é que provavelmente significa mais do que parece na superfície. Por muito tempo, tanto a AMD quanto a Nvidia não tiveram que oferecer nenhum tipo de pacote. A demanda por GPUs era muito maior do que o estoque, os preços disparavam e não havia necessidade de incentivar as vendas. À medida que os preços das placas gráficas começam a cair rapidamente, a AMD confirma a mudança no mercado ressuscitando os pacotes de jogos.

Se já faz alguns anos desde a última vez que você comprou uma placa gráfica, você já deve estar ciente dos pacotes de jogos. Os pacotes significavam que, se você comprasse uma GPU durante um determinado período, também receberia um jogo de graça. Normalmente, o jogo seria algo bastante novo e interessante para tornar as pessoas mais propensas a comprar uma nova placa gráfica enquanto a promoção durasse. Durante a escassez de GPU, as placas com preço MSRP esgotaram em segundos, então tanto a AMD quanto a Nvidia não oferecem pacotes há muito tempo. Agora parece que isso está prestes a mudar com a promoção Raise The Game da AMD.

Embora o pacote já tenha sido anunciado pela AMD, a página feita para ele ainda não revela muito do conteúdo. A AMD pede aos clientes que mantenham o código do voucher sempre que a promoção for lançada para resgatar o jogo. No entanto, a AMD não deixou claro que tipo de jogos podemos esperar obter na compra, então tudo em que podemos confiar agora são fontes citadas pela AnandTech.

O pacote incluirá uma vasta gama da linha RDNA 2 da AMD, desde a AMD Radeon RX 6400 de nível básico, até a RX 6950 XT . Os títulos incluem Saint's Row e Sniper Elite 5 , mas provavelmente haverá mais jogos disponíveis como parte do novo pacote. O pacote se aplica a todas as compras da AMD feitas em revendedores qualificados entre 10 de maio e 13 de agosto.

Ver os primeiros sinais de normalidade após anos de falta de GPU é como uma lufada de ar fresco. Com os preços caindo rapidamente, placas gráficas de última geração no horizonte e a mineração de criptografia sendo menos lucrativa no momento, os fabricantes de PCs podem finalmente ter a chance de comprar uma das melhores GPUs a um preço menos que ultrajante. Se é hora de fazê-lo ainda ou não, depende de você, mas parece claro agora que podemos ter um pouco de alívio antes que os preços comecem a subir novamente - se eles subirem.