Capital

Novo trecho da Orla do Guaíba será inaugurado neste sábado

Além da maior pista de skate da América Latina, trecho 3 oferece 29 quadras esportivas
Por: Nádia Martins/Acústica FM
Publicado em: 20/10/2021 às 17h11
Atualizado em: 20/10/2021 às 18h06
Novo trecho da Orla do Guaíba será inaugurado neste sábado Fotos: Nádia Martins/Acústica FM
Novo trecho da Orla do Guaíba será inaugurado neste sábado Fotos: Nádia Martins/Acústica FM
Novo trecho da Orla do Guaíba será inaugurado neste sábado Fotos: Nádia Martins/Acústica FM
Novo trecho da Orla do Guaíba será inaugurado neste sábado Fotos: Nádia Martins/Acústica FM

Após 24 meses de obras e investimento de R$ 53,4 milhões, o trecho 3 da Orla do Guaíba será entregue neste sábado (23), aos moradores da Capital gaúcha. A reportagem da Rádio Acústica FM, acompanhou a caminhada guiada por engenheiros e o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes, nesta quarta-feira (20). São 1.600 metros revitalizados entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante.

Além de 29 quadras esportivas, o novo trecho conta com estacionamento para 150 veículos, estruturas para praticar esportes, ciclovia, iluminação em LED, arborização, três bares e a maior pista de skate da América Latina.

O Secretário de obras e infraestrutura da capital, Pablo Mendes Ribeiro destaca que a entrega da obra vai atrair muito turismo e desenvolvimento econômico para Porto Alegre: “esse complexo vai colocar Porto Alegre no calendário dos grandes eventos mundiais e nacionais, atraindo desenvolvimento econômico e muito turismo. Toda cidade precisa de turismo, ainda mais saindo de uma pandemia.”, destaca.

De acordo com um dos engenheiros que guiou a caminhada, Fábio Falkemberg, 150 trabalhadores atuaram no complexo idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner. E o fornecedor da grama sintética das quadras de futebol society é o mesmo que oferece o gramado para os estádios da Europa e Real Madrid: “nós temos 5 quadras de futebol sintético com uma grama de qualidade invejável para a prática de futebol society, e além das 5 quadras, temos duas quadras society para crianças. São mini-quadras que irão permitir que as crianças também vivam essa experiência.”, ressalta.

A pista de skate é a maior da América Latina, e foi certificada pela Confederação Brasileira do Skate para realizar eventos nacionais e internacionais. Um fato interessante é que as pistas foram projetadas e executadas por profissionais que também são skatistas. Um dos engenheiros responsáveis é Frederico Cheuiche, que ressalta o olhar mundial que a pista vai trazer para a capital: “foram pistas executadas em concreto armado, por uma equipe formada por skatistas e qualificada dentro do mercado de trabalho. Eles pregaram todo o seu amor e todo o seu compromisso com o resultado para chegar nessa obra que é uma obra realmente de arte e de engenharia, e que serve não só como espaço de esporte e lazer, mas acima de tudo, como um espaço de convivência.”, afirma.

A retirada dos gradis em volta do complexo será feita no sábado (23), a partir das 9h, pela empresa responsável pela obra. Após a retirada, o público poderá caminhar, jogar, praticar esportes e contemplar um lindo pôr do sol às margens do rio Guaíba.