09/11/2016 10h19 - Atualizado em 09/11/2016 08h19

Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos

Casa Branca voltará a ser comandada por um republicano após oito anos
Por: Rede Gaúcha SAT Foto: Divulgação
Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos

Após oito anos, um republicano voltará ao comando da Casa Branca. Conforme apontado em projeções divulgadas na madrugada (de Brasília) desta quarta-feira (9), as urnas confirmam o empresário Donald Trump como novo presidente estadunidense. Ele supera os 270 votos no colégio eleitoral necessários para vencer a eleição contra a democrata Hillary Clinton. 

Durante a campanha eleitoral, Trump travou uma disputa equilibrada com a adversária. A maioria das pesquisas, no entanto, apontava Hillary como a preferida entre os norte-americanos. Na reta final do pleito, os números do republicano apresentaram reação. 

Aos 70 anos, Donald Trump chega à presidência dos Estados Unidos em curta carreira política. Conhecido por seus milionários empreendimentos e pela apresentação de um reality show mundialmente famoso, o republicano declarou intenção de chegar à Casa Branca em junho de 2015. Após derrotar os rivais das primárias, Ted Cruz e John Kasich, ele afirmou ser o único candidato capaz de restaurar a lei e a ordem no país, além de condenar a imigração ilegal.

Os discursos por vezes agressivos de Trump acirraram os ânimos entre os eleitores dos EUA. Amado por uns, odiado por outros, o novo chefe da Casa Branca se envolveu em polêmicas durante a campanha. Entre elas, a divulgação de um vídeo no qual o republicano usa termos vulgares para se referir a mulheres e a proposta da construção de um muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes. 

O anúncio oficial de Trump como vencedor da disputa eleitoral ocorrerá apenas no dia 6 de janeiro de 2017. Duas semanas depois, Obama transmitirá o cargo para o novo presidente dos Estados Unidos.

Deixar um comentário