16/06/2021 09h42 - Atualizado em 16/06/2021 09h47

16 de junho na história: a fundação do Guarany de Camaquã e a inauguração do Maracanã

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Valério Weege/Acústica FM
16 de junho na história: a fundação do Guarany de Camaquã e a inauguração do Maracanã

1790 – Era fundada a capital dos Estados Unidos, Washington D.C. Ela compõe o denominado Distrito de Columbia (abreviado como "D.C.”) A capital foi fundada pelo primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington. Suas ruas transbordam de história, por isso se converteu num destino ideal para os visitantes que esperam aprender um pouco mais sobre o passado e o patrimônio dos Estados Unidos. É, além disso, uma cidade de contrastes, com uma área central de amplas avenidas, magníficos edifícios, monumentos e comunidades.

1903 - Henry Ford fundava a Ford Motor Company, em Detroit, nos EUA. De acordo com a revista “Forbes, a Ford está entre os grandes grupos mundiais de construtores de carros. Durante muitos anos, a Ford foi a empresa número dois na fabricação de carros, atrás apenas da General Motors. Atualmente, a Ford segue como uma das 500 maiores corporações do mundo por conta de sua receita. A empresa conta com fábricas instaladas em vários países e produz automóveis para várias regiões do mundo, sempre levando em conta as características dos diferentes mercados ao redor do planeta.

1946 – Era fundado o Guarany Futebol Clube de Camaquã, em uma assembleia, realizada no Cine Teatro Guarany. A fundação do clube foi motivada pela insatisfação de atletas do Clube Atlético Camaquense. Os jogadores que treinavam durante toda a semana e ainda assim ficavam sempre no banco de reservas resolveram fundar um novo clube para que pudessem jogar. Inicialmente, o campo da equipe se situava na área do Jockey Clube da cidade, ao lado do pavilhão social.

1950 - Era inaugurado o Estádio Jornalista Mário Filho, o popular Maracanã. O estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro, foi utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Maiores públicos: 199.854 pessoas no jogo entre Brasil (1–2) Uruguai em 16 de julho de 1950 na Copa do Mundo. Sediou futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, que foram realizados na cidade do Rio de Janeiro. Foi também o palco das partidas finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014. Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiúso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade.

1955 - Militares rebeldes bombardeavam a Praça de Maio, em Buenos Aires. As tensões entre o governo argentino, comandado por Juan D. Perón, e a oposição chegaram a um ponto de tensão máxima nesse dia. Um grupo de militares nacionalistas e ultracatólicos tentou assassinar o presidente argentino. Eles utilizaram um desfile aéreo para lançar um forte bombardeio contra a Casa Rosada, sede do governo, situada no centro de Buenos Aires. No ataque, morreram 400 pessoas e milhares ficaram feridas, entre civis que estavam se dirigindo ao trabalho, e funcionários da sede governamental. A Central dos Trabalhadores e a residência presidencial também foram atacadas. O objetivo de matar Perón foi arruinado porque o mandatário estava no edifício do Ministério da Guerra quando as bombas caíram.

1963 - Cosmonauta soviética tornava-se a primeira mulher a viajar ao espaço. A cosmonauta soviética Valentina Vladimírovna Tereshkova entrou para a história como a primeira mulher a viajar ao espaço, a bordo do Vostok 6. A viagem foi um ato de propaganda política do regime comunista, que, naquela época, disputava força com o poder dos Estados Unidos. Com isso, a missão também teve como objetivo mostrar "a superioridade tecnológica da União Soviética durante a corrida espacial travada com os norte-americanos, assim como enaltecer o heroísmo da mulher soviética", como foi divulgado pelas autoridades na data do lançamento da missão. Além de cosmonauta, Tereshkova também teve uma importante atuação política na União Soviética e ocupou vários cargos no governo. Em 1997 ela se aposentou como cosmonauta.

1965 - Bob Dylan e sua banda gravavam a música "Like A Rolling Stone", considerada uma das grandes músicas de rock and roll de todos os tempos. A música 6 minutos e 34 segundos foi considerada fora dos padrões do mercado pela equipe de marketing e vendas da gravadora. No entanto a música foi parar nas mãos de DJs, e a plateia nas boates curtiu a música. No dia seguinte, pessoas ligaram a gravadora Columbia pedindo cópias do “novo single do Bob Dylan”. Os vendedores e pessoal do marketing decidiram cortar a música ao meio, colocando em lados separados do LP, mas uma versão completa já estava tocando nas rádios e atingiu a segunda posição nas paradas de sucesso da Billboard – o número 1 era Help, dos Beatles.

1995 – Michael Jackson lançava o álbum duplo HIStory. O trabalho reúne trinta canções. O álbum já vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum duplo mais vendido de todos os tempos. A semi-coletânea recebeu seis indicações ao Grammy Award de 1996.

2019 - Apagão afetava a Argentina, o Uruguai e partes do Paraguai. O Apagão na América do Sul de 2019 foi um colapso no fornecimento de energia elétrica, que afetou quase toda a Argentina, todo o Uruguai e partes do Paraguai, deixando mais de 48 milhões de pessoas sem energia elétrica. Inicialmente, foi relatado que o apagão também havia afetado o sul do Brasil, entretanto, posteriormente, foi contrariado e negado pelas empresas que realizam a distribuição de energia naquela região. O mesmo aconteceu no Chile, onde as autoridades nacionais negaram o ocorrido.

Que dia é hoje?

- Dia da Criança Africana

- Dia da Unidade Nacional

- Dia Internacional da Tartaruga Marinha

Aniversariantes:

Ticiane Pinheiro - 45 anos - Ticiane Andréa Mendes Pinheiro é uma atriz, modelo e apresentadora de TV. Ticiane é filha da eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro. Ticiane inicou a carreira ainda quando criança, em 1984, como apresentadora do TV Criança da Band. Ela foi casada com o empresário e apresentador Roberto Justus, com que tem uma filha, a Rafaela. Ticiane é esposa do jornalista César Tralli, os dois tiveram uma filha chamada Manuella que nasceu em 2019.

Débora Nascimento – 37 anos - Débora dos Santos Nascimento é uma atriz, dubladora e modelo brasileira. Ficou conhecida nacionalmente ao interpretar a sensual Tessália no sucesso Avenida Brasil. Débora se casou em 2015, em Abu Dhabi com o seu colega de trama José Loreto em 2019, os dois se separaram em 2019. Seu último trabalho foi em 2019 em Verão 90, como Gisela, uma socialite mimada.

Maju Trindade – 23 anos - Maria Júlia Trindade Frias Devásio é uma atriz, modelo e celebridade da internet brasileira. Ela ficou conhecida após seu namoro com o também youtuber Mauro Morizono Filho, o Japa. Esta relação durou menos de um ano. A modelo processou o vlogger após ele detalhar explicitamente em seu livro, O Diário do Japa, três relações íntimas entre o casal sem permissão prévia, o que levou ao cancelamento do livro em sua pré-venda.

Simaria Mendes – 39 anos - Simaria Mendes Rocha Escrig é uma cantora brasileira que nasceu em Uibaí, na Bahia. É casada com o espanhol Vicente, que conheceu através do Orkut. Da relação nasceram os filhos Giovanna e Pawel. Dupla de sucesso com a irmã Simone, elas começaram a cantar quando eram ainda crianças. A oportunidade de se destacarem veio quando Simaria entrou como back vocal do cantor Frank Aguiar, com apenas 14 anos. Um tempo depois, Simone se juntou à banda, na qual ficaram por sete anos, conquistando seu público. No início de 2012, elas decidiram apostar na carreira independente onde seguem nas paradas de sucesso até hoje.

Deixar um comentário