16/06/2021 09h39 - Atualizado em 16/06/2021 09h53

Preço do gás de cozinha já subiu 15x nos últimos meses

Valor do produto foi reajustado novamente e chega em quase 6%
Por: Valesca Luz / Acústica FM / Luis Ricardo Machado - Foto: Valesca Luz / Arquivo / Acústica FM
Preço do gás de cozinha já subiu 15x nos últimos meses

O preço do gás de cozinha sofreu novamente reajuste no Brasil, desta vez a alteração chega a 5,9%. O quilo do GLP passa a custar R$ 3.40. Em algumas localidades brasileiras, o preço do botijão de 13 quilos já estava custando R$ 103.40. O valor do produto já foi reajustado 15x nos últimos tempos.

 > Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

De acordo com o economista Max Leno de Almeida para a Rede de Notícias Regional, o aumento do valor será um peso no bolso do brasileiro. Max ressalta que esta elevação no preço do GLP tem relação com o valor do petróleo. “O gás, da mesma forma que o petróleo é altamente influenciado pelas variações do câmbio, oscila para baixo ou para cima. No frigir dos ovos, o que a gente vai perceber, na prática, é que teremos várias capitais com os preços do GLP acima de 100 reais que, sem dúvidas alguma, comprometerá bastante o orçamento das famílias brasileiras de uma forma geral”, explica.

Para o economista da Fundação Getúlio Vargas, Matheus Peçanha, o comprometimento da renda das famílias mais pobres é muito representativo com este aumento no preço do gás de cozinha. “O GLP corresponde de 4% a 5% do orçamento da família de baixa renda e é um gasto inelástico, não tem como substituir. Se fosse algum alimento específico, as pessoas até conseguiriam substituir no orçamento.

Mais cara: luz terá bandeira vermelha nível 2 em junho. Saiba como economizar

O economista informa que, junto com o aumento no preço da conta de luz e do gás de cozinha, o orçamento familiar de muitos brasileiros fica comprometido em 9%. Este é o décimo quinto reajuste no valor do GLP.

Deixar um comentário