18/05/2021 10h30 - Atualizado em 18/05/2021 10h30

18 de maio na história: o nascimento do Papa João Paulo II e o lançamento de Shrek

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução/TV Globo
18 de maio na história: o nascimento do Papa João Paulo II e o lançamento de Shrek

1804 – Napoleão era nomeado imperador francês. Um verdadeiro mito da história, Napoleão Bonaparte tornou-se imperador dos franceses no dia 18 de maio de 1804, adotando o nome de Napoleão I. Sua nomeação como imperador ocorreu em um momento de ascensão na carreira militar, após uma série de campanhas vitoriosas. Como recompensa, Napoleão, que já era Primeiro Cônsul francês, foi proclamado Imperador pelo Senado. Ele controlou pessoalmente o exército com mão de ferro. O momento mais emblemático ocorreu na hora da coroação. Napoleão tomou a coroa das mãos do Papa e coroou a si mesmo, de frente para o público e de costas para o pontífice.

1883 - Nascia Eurico Gaspar Dutra, ex-presidente do Brasil. Desde cedo na carreira militar, Gaspar Dutra reprimiu a Intentona Comunista (1935) no Rio de Janeiro, Natal e Recife. Ele ficou no poder até 1951 e uma das suas medidas mais polêmicas foi a proibição de jogos de azar no Brasil. Além disso, inaugurou a TV Tupi e também recebeu a Copa do Mundo de 1950. Após o golpe militar de 1964, ele tentou voltar à presidência, mas o escolhido para o cargo foi Castelo Branco. Dutra morreu no dia 11 de junho de 1974, no Rio de Janeiro, aos 91 anos.

1920 - Nascia em Wadowice, na Polônia, Karol Józef Wojtyla, que seria mundialmente conhecido mais tarde como o Papa João Paulo II. Seu papado foi um dos mais longos da história, com início em 1978 e término com a sua morte em 2005. Foi o primeiro papa a fazer grande uso dos meios de comunicação, em particular a internet. Outra característica era a busca por laços mais estreitos com os líderes de outras religiões. João Paulo II morreu no dia 2 de abril de 2005, no Vaticano. Aos 85 anos, morreu após sua situação de saúde ser agravada pela doença de Parkinson.

2001 – Shrek era lançado nos cinemas. O incipiente estúdio de animação DreamWorks SKG, fundado pelos pesos-pesados de Hollywood Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen, lançava o que será seu filme de maior sucesso até o momento: o longa-metragem animado “Shrek”. Baseado no livro infantil de William Steig, de 1990, “Shrek” foi vividamente re-imaginado pelos animadores da DreamWorks como uma versão subversiva da história clássica “A Bela e a Fera”. O filme virou de cabeça para baixo vários clichês sentimentais de contos de fadas, com retratos amigáveis de vilões tradicionais, como ogros e dragões. No mundo de Shrek, o príncipe encantado é um bobo desastrado, enquanto o ogro surge como um herói romântico.

Que dia é hoje?

- Dia Mundial dos Museus

- Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

- Dia dos vidraceiros

Aniversariantes:

Biro-Biro – 62 anos - Antônio José da Silva Filho é um ex jogador de futebol brasileiro. Biro-Biro foi um dos maiores ídolos da história do Corinthians. É conhecido pelo seu carisma. No mesmo ano de sua conquista do Campeonato Paulista, 1988, ele foi eleito vereador de São Paulo com expressiva votação da Fiel torcida. Mesmo mostrando disciplina e habilidade dentro de campo, nunca foi convocado para a Seleção Brasileira.

Edu Guedes – 47 anos – Eduardo Sanches Guedes é um chef de cozinha e apresentador de televisão brasileiro. Apresentou o programa de televisão Hoje em Dia, na Rede Record. Foi também blogueiro do R7. Ele foi casado por dois anos com a também apresentadora, Eliana e atualmente apresenta o programa The Chef na TV Bandeirantes. Além de apresentador, é piloto automobilístico na competição Porsche GT3 Challenge.

Jack Johnson – 46 anos - Jack Hody Johnson é um cantor, compositor e surfista americano. Cresceu na Baía Norte de Oahu, no Havaí, e atualmente vive em Haleiwa. Antes de lançar o álbum seu primeiro álbum de estúdio, Jack Johnson fazia filmes de surfe. Jack se aproximou mais da música aos 17 anos, quando ao participar de uma competição de surfe, sofreu um acidente que o deixou 90 dias parado. Durante esse período, começou a compor influenciado por ídolos como Bob Marley.

Deixar um comentário