10/05/2021 09h38 - Atualizado em 10/05/2021 09h38

10 de maio na história: a fundação da Chapecoense e a primeira aparição do Incrível Hulk

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
10 de maio na história: a fundação da Chapecoense e a primeira aparição do Incrível Hulk

1503 - Cristóvão Colombo aportava em uma Ilha que ele nomeia de Las Tortugas. Hoje, o nome atual da Ilha é Ilhas Cayman, que fica ao sul de Cuba, no caribe. A ilha e considerada um paraíso fiscal, conhecido por muitos políticos, principalmente na década de 90. Relativamente isoladas e afastadas umas das outras, as ilhas têm em Cuba e na Jamaica, 300 km a sudeste, os vizinhos mais próximos.

1962 — A Marvel Comics publicava a primeira edição de O Incrível Hulk. Hulk tem aparecido, protagonizando ou não, diversas histórias da editora Marvel, se tornando um dos mais visualmente reconhecíveis da mesma, tendo o universo entorno do personagem se expandido continuadamente ao longo das últimas décadas. Apesar de fugir de diversos padrões pré-estabelecidos para super-heróis enquanto personagem da cultura pop mundial, Hulk é considerado um super-herói, mais pelas características sobre-humanas por ele apresentadas do que por conceitos bases de inserção no gênero.

1973 – Era fundada a Associação Chapecoense de Futebol. A Chape, como é conhecida, ganhou destaque mundial depois que o avião que transportava a equipe para Medellín para disputar a primeira partida da final da copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional no dia ‎28 de novembro de 2016, caiu por falta de combustível. Entre passageiros e tripulantes, 71 pessoas morreram na queda do avião e seis foram resgatadas com vida. Pelo total de vítimas, esta tragédia tornou-se a maior da história com uma delegação esportiva e a maior do jornalismo brasileiro.

1975 - Sony apresentava o gravador de videocassete Betamax no Japão. Ele era vendido sob o nome de Betacord pela Sanyo, mas frequentemente era apenas chamado de Beta. O Betamax chegou ao mercado em 1975 e, dez anos depois perdeu definitivamente a batalha pela hegemonia de mercado para o VHS. Os aparelhos de gravação de fitas em Betamax deixaram de ser produzidos em 2002, e as últimas fitas foram produzidas em março de 2016.

Que dia é hoje?

- Dia Mundial da Carne de Frango

- Dia da Cozinheira

- Dia do Guia de Turismo

- Dia da cavalaria

- Dia do campo

Aniversariantes:

Bono Vox – 61 anos - Paul David Hewson é vocalista de uma das bandas mais conhecidas de rock, U2. Além disso é conhecido por suas diversas ações filantrópicas ao redor do mundo, onde já recebeu diversas premiações por suas benfeitorias. É considerado cavaleiro honorário do Reino Unido, premiação dada por Rainha Elizabeth II. Bono nasceu em Dublin, na Irlanda, onde conheceu sua esposa Alison Stewart, e os membros do U2.

Luiza Tomé – 60 anos - Luíza Francimary Coutinho Tomé é atriz brasileira. Revelada na Globo, atualmente faz parte do casting da Record. E em 2017 ela interpretou Letícia na novela Apocalipse. Célebre por trabalhos como Tieta, A Indomada, Porto dos Milagres, Cidadão Brasileiro e Bela, a Feia. Foi protagonista da telenovela Luz do Sol, em 2007.

Bob Sinclair – 52 anos - Christophe Le Friant é um DJ e produtor francês. É o DJ com maior popularidade na Europa. Bob Sinclar é um pseudônimo retirado do filme francês de espionagem chamado "Le Magnifique", dirigido por Philippe de Broca. Ele ficou conhecido no Brasil em 2006 pelo hit “love generation”.

Geraldo Magela – 63 anos - Geraldo Sebastião Magela Dias conhecido como "O Ceguinho" é um humorista brasileiro que é célebre por suas piadas e causos sobre cegos, sendo ele mesmo um deficiente visual desde aos 62 anos. Foi no Programa do Jô que ele lançou seu primeiro show solo de humor, Ceguinho é a Mãe. Participou ainda de diversos outros programas de humor, como a Escolinha do Barulho, na Rede Record.

Vanderlei Luxemburgo – 69 anos - Vanderlei Luxemburgo da Silva é um técnico e ex jogador de futebol. É o único, no comando técnico de um clube, que conquistou cinco vezes o Campeonato Brasileiro e oito vezes o Campeonato Paulista. Treinou grandes equipes do futebol brasileiro e a Seleção Brasileira, além de uma curta passagem pelo Real Madrid.

Deixar um comentário