08/05/2021 11h39 - Atualizado em 08/05/2021 14h21

Médica detalha o que é melanoma e como prevenir a doença

Segundo dermatologista e cirurgiã dermatológica câncer tem alto índice de mortalidade
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: Valesca Luz / Acústica FM
Médica detalha o que é melanoma e como prevenir a doença

As manchas, pintas ou sinais precisam ser observadas com atenção por se tratar de um câncer de pele com alta incidência de morte. O mês de maio é dedicado ao alerta sobre cuidados ao melanoma pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, de acordo com a doutora dermatologista e cirurgiã dermatológica, Beatriz Ribeiro Barbosa, em entrevista na Acústica FM.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A médica aponta que melanoma é o tipo de câncer mais raro e letal no Brasil, cerca de sete mil casos de mortes são registrados por ano. É frequente atingir adultos, nas pernas das mulheres, no pescoço e rostos dos idosos: “é essencial ir ao médico e examinar a pele”, declara Beatriz. Como prevenção é recomendado utilizar protetor solar, evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h além de usar roupas, bonés ou chapéus e óculos com proteção UV.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer, embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. Nos últimos anos, houve grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor e à introdução dos novos medicamentos imunoterápicos.

Com informações do Instituto Nacional de Câncer

Confira a entrevista completa:

Deixar um comentário