04/05/2021 09h31 - Atualizado em 04/05/2021 09h31

04 de maio na história: o nascimento de Ronald Golias e a morte de "Seu Chalita"

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução/TV Globo
04 de maio na história: o nascimento de Ronald Golias e a morte de "Seu Chalita"

1929 – Nascia um dos mais consagrados humoristas da televisão brasileira, José Ronald Golias. Considerado também um dos pioneiros da televisão brasileira, Golias despontou para a fama a partir do seu trabalho no humorístico A Praça da Alegria, no final dos anos 50, exibido na TV Paulista. Com o sucesso na TV, Golias também entrou para o cinema, porém sua agenda lotada causava dificuldades em conciliar os compromissos, mesmo assim, o artista participou de dezenas de filmes. Em 2004, Golias passou por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo. No mês seguinte, foi internado com um coágulo no cérebro. Desde então, seu estado de saúde se agravou. No dia 27 de setembro de 2005, ele morreu por conta de uma infecção generalizada, em São Paulo.

1937 - Morria o poeta, cantor e compositor Noel Rosa. Neste dia, o Brasil perdia o sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista Noel Rosa, um dos mais importantes artistas da música brasileira. Ele se tornou célebre por fazer a união do samba do morro com o do asfalto, principalmente por meio do rádio. Sua vida foi breve, mas intensa. Noel Rosa morreu aos 26 anos, vítima de uma tuberculose causada pela boêmia. Apesar de ter morrido jovem, ele deixou um legado de centenas de canções.

2000 - O vírus chamado “I love you” atingia computadores no mundo inteiro, causando grandes impactos econômicos. De acordo com a empresa de consultoria Computer Economics, as perdas ficaram em torno de 10 milhões de euros. O vírus entrou para a história como mais devastador da rede mundial de computadores. O “I love you”, que teve origem nas Filipinas, atingiu o Pentágono, dos EUA, o Parlamento Britânico e vários jornais espanhóis. Este vírus modifica os arquivos do computador e é transmitido por e-mail quando aberto. O “I love you” segue atacando computadores no mundo inteiro, mas com variações diferentes nos dias de hoje.

2011 - Acontecia a primeira celebração organizada do “Dia de Star Wars”, na cidade de Toronto, no Canadá. As festividades ocorreram no Cinema Subterrâneo de Toronto, com a realização de concurso de fantasias, exibição dos melhores filmes, paródias, e outros. O evento é organizado por fãs da série para celebrar toda a cultura que se criou em torno dos filmes da série.

2020 - Ator Flávio Migliaccio morria aos 85 anos. O corpo do artista foi encontrado no sítio onde morava, em Rio Bonito (RJ). Ele teve uma extensa carreira no teatro, televisão e cinema. Nos anos 1970, Flávio ficou muito conhecido pelo seu papel de Xerife na série de TV “Shazan, Xerife e Cia.", ao lado de Paulo José. Ele também teve sucesso interpretando Tio Maneco, personagem que estrelou filmes e séries de TV. Na Rede Globo pôde ser visto com grande destaque nas novelas “Rainha da Sucata”, “Perigosas Peruas”, “A Próxima Vítima”, “Senhora do Destino” e “Passione”, entre muitas outras. Flávio participou também no seriado Entre Tapas e Beijos no papel de Seu Chalita. Pouco antes de morrer, Flávio havia atuado na novela "Órfãos da Terra" e no filme "Hebe".

2020 - Autor de clássicos da MPB, compositor Aldir Blanc morria aos 73 anos. Ele passou seus últimos dias internado em estado grave com COVID-19. O artista ficou conhecido por escrever letras de clássicos da MPB, como "O Bêbado e a Equilibrista", "O Mestre-Sala dos Mares" e "Kid Cavaquinho", músicas compostas em parceria com o músico João Bosco. Lançada em 1979, a música "O Bêbado e a Equilibrista" se tornou um hino contra a ditadura militar. A canção ganhou ainda mais destaque na interpretação de Elis Regina. Em sua homenagem, a Lei Nº14.017 que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade causadas pela pandemia de coronavírus leva o seu nome.

Que dia é hoje?

- Dia Internacional do Star Wars

- Dia do Calculista Estrutural (Um Calculista é responsável por realizar os cálculo dos elementos estruturais das construções)

- Dia Internacional do Bombeiro (Foi instituído em 4 de Maio de 1999 devido a morte de cinco bombeiros em trágicas circunstâncias em um incêndio na Austrália. O 4 de Maio também é comemorado em vários países da Europa, porque é o dia de São Floriano, patrono dos bombeiros).

Aniversariantes:

Herbert Viana – 59 anos - Herbert Lemos de Souza Vianna é o vocalista, guitarrista, jornalista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso. Ele sofreu um grave acidente aéreo em 2001, quando o ultraleve que pilotava teve uma falha mecânica e caiu no mar matando sua mulher Lucy, deixando ele paraplégico. Nem isso tirou o cara dos palcos! Um ano após ele retornou. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) periciou uma aeronave do mesmo fabricante, similar à que Herbert pilotava, e confirmou que o material utilizado na cauda sofria degradação quando exposto a temperatura superior a 40 °C. A empresa admitiu a falha e ofereceu uma indenização de R$ 400 mil.

Lulu Santos – 68 anos - Luiz Maurício Pragana dos Santos é um cantor, compositor e guitarrista. Ele é um dos jurados do programa The Voice. Lulu começou na música aos 12 anos e aos 19 participava da banda Vímana, em que tinha Richie (o da Menina Veneno) e Lobão como integrantes. É dele os sucessos “Toda Forma de Amor”, “Tempos Modernos”, “Um certo Alguém”, entre outros. Lulu é casado desde 2018 com o seu marido Clebson Teixeira.

Jackie Jackson – 69 anos - Sigmund Esco Jackson é um dos primeiros integrantes da banda Jackson five, ele é o mais velho da família Jackson, além de impulsionador para a criação do movimento que originou um dos maiores astros da música pop mundial. É considerado o mais bem-humorado do grupo. Sonhava em ser jogador de basquete, mas viu sua vida mudar de rumo após a criação dos Jackson 5.

Deixar um comentário