29/04/2021 09h22 - Atualizado em 29/04/2021 09h25

Facebook é acusado de direcionar para adolescentes anúncios de álcool, namoro e jogos de azar

Descoberta foi feita durante experimento realizado pelo grupo Reset Australia
Por: Lennon Haas / Acústica FM - Foto: Simon / Pixabay
Facebook é acusado de direcionar para adolescentes anúncios de álcool, namoro e jogos de azar

O Facebook está sendo acusado de coletar dados pessoais de adolescentes e vendê-los para anúncios direcionados a jogos de azar, namoro, álcool e cigarros eletrônicos. As revelações são do grupo Reset Australia, integrante de uma iniciativa mundial que trabalha no combate as ameaças digitais contra a democracia. Com informações da Australian Broadcasting Corporation.

O grupo fez a descoberta após criar uma conta fake no ano passado, para testar se a rede social tratava os dados de menores de idade de forma diferente dos adultos. E, para surpresa deles, descobriram que não.

"O que descobrimos foi que não havia diferença na maneira como tratavam os dados dos adolescentes", disse Chris Cooper, diretor executivo da Reset Australia.

"Isso permitiu que os anunciantes comprassem acesso a esses perfis e visassem adolescentes em áreas de interesse muito questionáveis, como jogos de azar, fumo, álcool e até mesmo seu status de namoro”, complementou.

Após a descoberta, a Reset Australia decidiu testar enviando seus próprios anúncios. Inicialmente a rede social rejeitou dois anúncios de cigarros normais, mas após mudar a publicação para cigarros eletrônicos, a publicidade foi autorizada.

Alegando questões éticas, a Reset Australia não pagou pelos anúncios e eles não foram veiculados na plataforma do Facebook, mas o grupo acredita que eles foram aprovados nas verificações internas da empresa.

Deixar um comentário