28/04/2021 14h02 - Atualizado em 28/04/2021 14h11

Concurso IBGE: ministro determina que governo realize Censo 2021

Pesquisa levanta dados sociais e econômicos de todos os brasileiros
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Luis Ricardo Machado Rede de Notícias Regional - Foto: IBGE
Concurso IBGE: ministro determina que governo realize Censo 2021

O ministro Marco Aurélio Melo do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o governo adote medidas para realizar o Censo de 2021, de acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil.  Sem recursos financeiros o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi cancelado em razão da “crise financeira”, causada pela pandemia.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A pesquisa levanta dados sociais e econômicos de todos os brasileiros para identificar os principais problemas enfrentados pela população, além de apresentar possíveis soluções. É por meio do Censo Demográfico que é possível saber quais são os estados mais pobres, qual é a taxa de alfabetização das pessoas e quantos habitantes uma cidade tem. Muitos governos se baseiam nesta pesquisa para criar projetos a favor das pessoas. Sem a pesquisa, não há base sobre os principais problemas sociais do Brasil. Esse é o segundo corte de orçamento que a pesquisa sofreu.

O secretário de Fazenda, Waldery Rodrigues, lamentou o corte. “Novas decisões sobre a locação e realização do Censo tem a fase preparatória e serão comunicadas. Sempre atentando para as orientações, que, do ponto de vista da Saúde, devem ser determinadas pelo Ministério da Saúde”.O Censo é uma pesquisa feita a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deixar um comentário