20/04/2021 09h26 - Atualizado em 20/04/2021 09h34

Meditação: como reduzir a ansiedade durante a pandemia

Com técnicas de respiração, é possível atingir calma, tranquilidade e benevolência
Por: Natacha Gomes - Moglia Comunicação Empresarial / Foto: Sesc / Divulgação
Meditação:  como reduzir a ansiedade durante a pandemia

A pandemia trouxe diversos efeitos negativos para as pessoas, entre eles, o aumento da ansiedade e da depressão. Uma pesquisa da Ufrgs indicou que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa por conta da Covid-19 no ano passado. Para minimizar esses fatores e conviver melhor com esse momento, a meditação pode ser uma grande aliada. De acordo com o instrutor da academia do Sesc Montenegro, responsável pela modalidade na Academia On-line do Sesc/RS, Lasaro Osvaldo da Rosa, a prática ajuda a administrar de forma mais equilibrada os sentimentos básicos – o medo, a tristeza, a raiva e a alegria.

Oportunidade: definidas datas de inscrições para bolsas remanescentes do Prouni

Com técnicas de respiração, seja com a meditação individual ou a guiada, é possível atingir calma, tranquilidade e benevolência. “O objetivo é colocar o foco no aqui e no agora, para nos livrarmos de pensamentos do passado e do futuro, o que reduz as sensações de ansiedade ou angústia, por exemplo”, garante da Rosa. Entre as dicas do instrutor está fazer respirações lentas, profundas e amorosas consigo. “Para criar o hábito, é bom que seja feito pela manhã, antes das atividades diárias, ou pela noite, como forma de relaxamento para o descanso. Mas para trazer tranquilidade, pode ser realizada sempre que sentir necessidade, focando na respiração por cerca de 2 minutos a qualquer momento do dia”, explica.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Para muitos, silenciar a mente não é uma tarefa fácil, o que o instrutor garante que é algo treinável e que se aperfeiçoa com o tempo. “Se durante a meditação, os pensamentos começarem a vir, acolha, agradeça e mande-os embora com o uso da respiração”, orienta. Outra dica para melhorar o dia é levantar cedo para fazer algo para si antes de iniciar o dia de trabalho. “Pode ser meditar, mas também pode ser contemplar a natureza, tomar um bom café, praticar um exercício físico, etc. O importante é sempre lembrar que para cuidar do outro é preciso primeiro cuidar de si”, lembra da Rosa.

As aulas da prática surgiram durante a pandemia e estão disponíveis na Academia On-line do Sesc/RS nas segundas e nas quintas-feiras, das 6h30 às 7h. A partir de abril, estão sendo realizadas também nas quartas-feiras, no mesmo horário. A ferramenta oferece mais de 200 aulas de 12 modalidades pelo valor de R$ 53,00 no Plano Trimestral e R$ 19,90 no Plano Mensal. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/esporte/academia-on-line.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Deixar um comentário