13/04/2021 16h54 - Atualizado em 13/04/2021 16h54

Estudo mostra anticorpos contra Covid-19 em leite materno

A proteção foi descoberta em mulheres já vacinadas contra a doença
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação
Estudo mostra anticorpos contra Covid-19 em leite materno

Um estudo apontou que mulheres em períodos de amamentação e que receberam a vacina contra covid-19, desenvolveram anticorpos no leite materno, criando uma potencial proteção contra a infecção em bebês.

A pesquisa, que foi divulgada pelo Shamir Medical Center Institutional Review Board, mostrou anticorpos IgA e IgG específicos para SARS-CoV-2 no leite materno, seis semanas após a vacinação. A secreção de IgA foi detectada após duas semanas da vacinação e o IgG após quatro semanas.

Mesmo com os resultados satisfatórios, o artigo aponta que os estudos têm limitações por não ter sido realizado um ensaio funcional e nem os testes de anticorpos séricos ou o teste de reação em cadeia do SARS-CoV-2, ou seja, os cientistas chegaram à conclusão através de efeitos no corpo dos pacientes observados.

Os participantes foram recrutados em todo o país entre 23 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro de 2021, por meio de anúncios e mídia social. Oitenta e quatro mulheres completaram o estudo, fornecendo 504 amostras de leite materno. As mulheres tinham uma idade média de 34 anos e os bebês, de 7 meses.

Para saber mais sobre o estudo, clique aqui

Deixar um comentário