13/04/2021 12h56 - Atualizado em 13/04/2021 13h47

Hoje na história: 13 de Abril - Acontecia a primeira execução do Hino Nacional Brasileiro e nascia Dona Ivone Lara

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto:
Hoje na história: 13 de Abril -  Acontecia a primeira execução do Hino Nacional Brasileiro e nascia Dona Ivone Lara

1831 – Acontecia a primeira execução do Hino Nacional Brasileiro. Neste dia, foi executado pela primeira vez o Hino Nacional do Brasil. A música, composta por Francisco Manuel da Silva, era inicialmente chamada de "Marcha Triunfal". Ela foi criada para comemorar a Independência do nosso país em relação a Portugal. O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece a Constituição. Os outros símbolos são a bandeira, as armas e o selo.

1922 – Nascia a cantora e compositora brasileira Dona Ivone Lara. Yvonne Lara da Costa era conhecida como Rainha do Samba e Grande Dama do Samba. Em 2015, ela entrou para a lista das Dez Grandes Mulheres que Marcaram a História do Rio. Dona Ivone morreu no dia 16 de abril de 2018 aos 96 anos, em consequência de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória após permanecer internada por três dias. O velório aconteceu na Quadra do Império Serrano, sua escola do coração, em Madureira, na Zona Norte da cidade. A mulher morreu em 16 de abril de 2018.

1960 — Os Estados Unidos lançava o Transit 1-B, o primeiro sistema de navegação por satélite do mundo. O sistema que também é conhecido com NAVSAT foi o primeiro sistema de navegação por satélite a ser usado operacionalmente. O sistema foi inicialmente usado pela marinha dos Estados Unidos para obter informações precisas sobre o posicionamento para submarinos lançadores de mísseis balísticos, e foi também usado com um sistema de navegação pela marinha dos Estados Unidos, bem como para vigilância hidrográfica e geodésica.

1964 - Sidney Poitier se tornava o primeiro negro a ganhar o Oscar de Melhor Ator. O feito foi pelo seu papel como um operário que ajuda a construir uma capela em "Uma Voz nas Sombras" (1963). Ao receber a estatueta das mãos da atriz Anne Bancroft, ele ganhou dela um beijo na bochecha, gesto que causou um certo escândalo entre o público mais conservador da época. Recusando-se a interpretar papéis estereotipados, Poitier abriu portas para os artistas que o seguiram. Com sua histórica vitória no Oscar, Poitier tornou-se apenas o segundo afro-americano a ganhar uma estatueta da Academia.

1970 - A conhecida frase “Houston, estamos com um problema aqui” foi dita por Jack Swigert da Apollo 13. Isso aconteceu em meio a uma situação que poderia ter terminado em tragédia espacial. Três astronautas da NASA, pela missão Apollo 13, rumo à Lua, a 330 mil quilômetros da Terra, percebem que a nave em que estão a bordo está com uma série de graves problemas decorrentes de uma explosão no tanque de oxigênio. Como o som não se propaga no vácuo, os astronautas não perceberam a seriedade do problema, logo de início. O astronauta Jim Lovell foi quem percebeu que havia gás saindo da nave. No caso era oxigênio, que não era apenas para respirar, mas também era necessário no processo de produção de energia, geração de água e refrigeração da nave. Com a ajuda do pessoal de Terra em Houston, cálculos foram realizados para poupar energia, suprimentos e combustível por quatro dias, tempo necessário para que a nave conseguisse realizar seu retorno para o nosso planeta. Finalmente, em 17 de abril, a nave aterrissou com sucesso no Oceano Pacífico.

2020 – Aconteci a morte do Cantor e compositor Moraes Moreira aos 72 anos. O cantor e compositor Moraes Moreira morreu em 13 de abril de 2020, aos 72 anos. O artista sofreu um infarto enquanto dormia em casa, no Rio de Janeiro. Fundador dos Novos Baianos, ele foi autor de vários clássicos da banda, como "Preta Pretinha", "Acabou Chorare" e "Besta é Tu". Além disso, ele fez muito sucesso quando partiu para a carreira solo.

Nascido em Ituaçu, na Bahia, Moraes Moreira se envolveu com música desde cedo, tocando sanfona de doze baixos em festas de São João na cidade. Quando era adolescente, aprendeu a tocar violão. No início da juventude, se mudou para Salvador, onde conheceu artistas como Tom Zé e o poeta Luiz Galvão.

No final dos anos 1960, fundou o grupo Os Novos Baianos com Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo. O grupo era completado pelos membros da banda A Cor do Som, do qual faziam parte o baixista Dadi, o baterista/percussionista Baxinho (José Roberto Martins Macedo), o guitarrista Pepeu Gomes e seu irmão baterista, Jorginho Gomes.

Que dia é hoje?

- Aniversário de Fortaleza

- Dia da Carta Régia

- Dia do Beijo

- Dia do Hino Nacional Brasileiro

- Dia do Jovem

- Dia do Office-Boy

Aniversariantes:

Bruno Gagliasso – 39 anos - Bruno Gagliasso Marques é um ator, roteirista e empresário brasileiro. Ele que já ganhou o troféu melhores do ano 4 vezes por suas atuações em Sinhá Moça, Paraíso Tropical, Caminho das Índias e Passione. Bruno é casado com a atriz e YouTuber brasileira Giovanna Ewbank. Em 2016 o casal adotou a menininha Chissomo a “Titi” e em 2019 adotou Bless um menino, ambos vieram da África. Hoje ele é pai de três crianças.

Jean Paulo Campos – 18 anos - É um ator, apresentador e cantor brasileiro. Ficou nacionalmente conhecido ao interpretar o ingênuo Cirilo, na telenovela Carrossel. Em 2014, repetiu o mesmo papel na série Patrulha Salvadora, do SBT. O ator conquistou o troféu imprensa na categoria revelação do ano com esse papel.

Nascido em São Paulo, Jean começou a carreira fazendo publicidades, seu primeiro trabalho foi para uma marca de fraldas aos 2 anos de idade, e sua primeira aparição na TV foi no sbt na novela "Corações Feridos" (2010) e em 2011 participação especial na novela também do sbt "Amor e Revolução", mas foi na telenovela Carrossel interpretando Cirilo Rivera que Jean Paulo Campos ganhou destaque.

Thaís Fersoza – 37 anos - Thaís Cristina dos Santos Teló é uma atriz e apresentadora brasileira. Se tornou conhecida como a rebelde Gisela em Estrela-Guia. Em 2011 interpretou seu papel de maior destaque, a mimada Patricia em Vidas em Jogo. Ela que está casada com Michel Teló desde 2014. O casal tem dois filhos, A Melinda e o Teodoro, nascidos em 2017.

Deixar um comentário