01/04/2021 09h46 - Atualizado em 01/04/2021 09h46

Hoje na História: 01 de Abril - Começava a exibição original do anime Pokémon e acontecia a popularização do Dia da Mentira

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação
Hoje na História: 01 de Abril - Começava a exibição original do anime Pokémon e acontecia a popularização do Dia da Mentira

1700 – Acontecia a popularização do Dia da Mentira. Ingleses brincalhões começaram a popularizar a tradição anual do Dia da Mentira, pregando peças uns nos outros. Apesar de o dia, chamado de “April Fool’s Day” em inglês, ser celebrado por séculos em diferentes culturas, suas origens exatas permanecem um mistério. Alguns historiadores acreditam que o Dia da Mentira remonta a 1582, quando a França mudou do calendário juliano para o gregoriano, conforme solicitado pelo Conselho de Trento, em 1563. Pessoas que demoravam a receber as notícias ou para entender que o início do ano tinha passado para janeiro e continuavam a comemorá-lo na virada da última semana de março para primeiro de abril se tornaram alvos de trotes e brincadeiras.

1902 - Nascia o sambista Moreira da Silva. Antônio Moreira da Silva foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Kid Morengueira. Moreira da Silva nasceu e viveu no Rio de Janeiro, na época em que a cidade era a capital da República e sua cultura e tipos populares definiam a identidade brasileira. Com trânsito fácil entre o morro e o asfalto soube explorar a linguagem e a malícia que ajudaram a criar a figura do carioca. Com 98 anos de idade ainda se apresentava em shows. O sambista morreu aos 98 anos, no dia 2 de janeiro de 2000, no Rio de Janeiro.

1997 - Começava a exibição original do anime Pokémon. Foi em um "dia da mentira", que o anime Pokémon fez a sua estreia na TV Tokyo, no Japão. A primeira temporada do anime, chamada Pokémon: Indigo League - ou Pokémon: Liga Índigo (título no Brasil), foi a ar entre 1 de abril de 1997 e 21 de janeiro de 1999. No Brasil, a temporada foi transmitida em 1999, no programa Eliana & Alegria da Rede Record.

1999 - Morria o escritor e roteirista Marcos Rey. Ele também foi redator de programas de televisão e adaptou para TV os clássicos “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo e o “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Nascido em 17 de fevereiro de 1925, na capital paulista, ele ficou bastante conhecido pelos seus livros dirigidos ao público infanto-juvenil, mas também escreveu para os adultos. Em 1999, após voltar de uma viagem à Europa, Marcos Rey passou por uma cirurgia, mas não resistiu às complicações e morreu aos 74 anos. Ele foi cremado e suas cinzas jogadas pela esposa pela cidade de São Paulo, durante um voo de helicóptero.

Que dia é hoje?

Dia da Mentira ou das Mentiras

Dia Internacional da Diversão no Trabalho

Aniversariantes:

Susan Boyle – 60 anos - Susan Margaret Boyle é uma cantora escocesa que se tornou célebre por sua participação no programa de calouros britânico, Britain's Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. A audição de Susan para o programa, cantando a canção "I dreamed a dream" do musical Les Miserables em 11 de abril de 2009, foi um sucesso na Internet, e divulgou sua imagem rapidamente. Susan acabou o programa em segundo lugar, atrás do grupo de dança Diversity.

Vítor Belfort – 44 anos - Vitor Vieira Belfort é um lutador de artes marciais mistas (MMA) brasileiro, especialista em boxe e que, no momento, pratica caratê shotokan. Belfort é ex-campeão do torneio peso-pesado e ex-campeão do peso-meio-pesado do UFC e possui em seu cartel vitórias sobre nomes importantes do MMA mundial.

Jimmy Cliff – 73 anos - James Chambers é um músico jamaicano de reggae e ska. É o menos compreendido de todos os grandes mestres do reggae, tendo sido acusado de abandonar as origens rastas, porém é respeitado por ter sido o primeiro a abrir as portas do sucesso ao reggae na Europa e no resto do mundo. A sua religião lhes causou muitos problemas na Jamaica com os rastas. Num incidente estranho, em um grande show, rastas radicais, indignados com sua dedicação ao islamismo, chegaram a cuspir em sua cara. Este foi um dos motivos que o fez mudar-se para a Inglaterra.

Ana Maria Braga – 72 anos - Ana Maria Braga Maffeis é uma jornalista, bióloga, atriz, apresentadora e cantora brasileira. Antes de se tornar conhecida em todo Brasil, no programa "Note a Anote", da Rede Record, e depois no "Mais você", da TV Globo, Ana Maria já havia trilhado uma carreira de sucesso no jornalismo. Trabalhou nas principais revistas do país e foi apresentadora da extinta Rede Tupi.

Deixar um comentário