31/03/2021 11h12 - Atualizado em 31/03/2021 11h13

Hoje na História: 31 de março - Morria Isaac Newton e João Goulart era destituído da presidência do Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação
Hoje na História: 31 de março -  Morria Isaac Newton e João Goulart era destituído da presidência do Brasil

1596 - Nascia René Descartes, pai da filosofia moderna. Apontado como o "fundador da filosofia moderna" e "o pai da matemática moderna", René Descartes nasceu em La Haye en Touraine (atualmente chamada de Descartes), na França. Ganhou fama por conta do seu trabalho revolucionário como cientista e filósofo. Sugeriu a fusão da álgebra com a geometria, criando a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. É considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, teve início o racionalismo da Idade Moderna.

1727 - Morria Isaac Newton, matemático e físico britânico conhecido por ter criado a lei da gravitação universal. Os estudos de Newton englobam uma grande variedade de áreas do conhecimento, como Física, matemática, Óptica, Política, Filosofia e Religião. Isaac Newton também foi um grande admirador da Alquimia, dedicando parte de seu tempo a diferentes experiências de natureza misteriosa.

1889 - É inaugurada a Torre Eiffel, em Paris, o monumento pago mais visitado no mundo. A torre é constituída de ferro do século 19 e está localizada no Champ de Mars, na capital francesa. A estrutura é nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel. O monumento de 324 metros de altura foi erguido para celebrar a Exposição Universal de 1889 e para honrar o centenário da Revolução Francesa. De início, a torre seria temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. Anualmente, quase sete milhões de pessoas visitam a Torre Eiffel.

1964 - Golpe militar: João Goulart é destituído da presidência do Brasil. João Belchior Marques Goulart, conhecido popularmente como Jango, foi deposto da presidência da República por um golpe militar que se iniciou com eventos no dia 31 de março de 1964 até a madrugada do dia 2 de abril. O ato resultou em um regime ditatorial que durou um longo período. O Brasil só voltaria a ser uma democracia em 1985. Após sua deposição, Jango se exilou no estrangeiro, assim como a maioria de seus colaboradores. Morreu na cidade argentina de Mercedes, em circunstâncias controversas. O laudo dos médicos legistas foi inconclusivo quanto a causa de sua morte.

Que dia é hoje?

Dia Nacional da saúde e nutrição

Aniversariantes:

Ronald Walken – 78 anos. É um ator americano. Atuou em mais de 100 filmes e programas de televisão, incluindo Annie Hall, The Deer Hunter (O Franco-Atirador). Os filmes de Walken totalizaram mais de 1,8 bilhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos.

Rodrigo Sant’anna – 40 anos. É ator, humorista, dublador e roteirista brasileiro. Rodrigo Sant'Anna foi criado na favela carioca Morro dos Macacos[1], em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. Após se formar pela Casa de Arte das Laranjeiras, aos 24 anos, Rodrigo estreou, ao lado da atriz Thalita Carauta, o espetáculo Os Suburbanos, em que tanto dirigiu, escreveu e atuou. O espetáculo que atingiu o sucesso de crítica e público ficou cinco anos em cartaz.

Ewan Gordon McGregor - 50 anos. Ator Escocês, Diretor, Produtor Executivo. Foi considerado uma das melhores estrelas de cinema em 1997 segundo a Empire. É conhecido por ter interpretado Obi Wan Kenobi, nos filmes Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma, em 1999; Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones, em 2002, e Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith, em 2005 e foi Roman Sionis/Máscara Negra; em Aves de Rapina de 2020.

Deixar um comentário