30/03/2021 11h02 - Atualizado em 30/03/2021 11h02

Hoje na História: 30 de março - Nascia o pintor Van Gogh e Ronald Reagan, presidente dos EUA, era baleado em atentado

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação
Hoje na História: 30 de março - Nascia o pintor Van Gogh e Ronald Reagan, presidente dos EUA, era baleado em atentado

1853 – Nascia o pintor holandês Vincent Van Gogh. Ele chegou a pintar 900 quadros (27 deles autorretratos) e 1.600 desenhos. Produziu todo o seu trabalho (cerca de 910 pinturas e 1100 desenhos) durante um período de somente 10 anos (1880-1890) até que sucumbiu à doença mental (possivelmente um transtorno bipolar ou uma síndrome de epilepsia). As desordens mentais, o comportamento agressivo e solitário e as frustrações amorosas levaram-no ao suicídio com um tiro no estômago, aos 37 anos, justamente quando acabava de pintar sua última obra "Campo de Trigo com Corvos" em 27 de julho de 1890. Ele morreu dois dias depois.

1981 - Ronald Reagan, presidente dos EUA, era baleado em atentado. O atentado aconteceu enquanto o presidente deixava o Washington Hilton Hotel, em Washington, D.C. Além de Reagan, outras três pessoas também foram atingidas pelos disparos de John Hinckley. Aos 70 anos, o político sofreu uma perfuração no pulmão, porém recebeu rápido atendimento médico e conseguiu se recuperar. O autor do atentado, foi julgado, absolvido por motivos de insanidade e está internado em uma instituição psiquiátrica. Hinckley teria cometido o crime com o objetivo de chamar a atenção da atriz Jodie Foster, por quem teria uma obsessão doentia.

2006 - A bordo da nave Soyuz, em uma missão para a estação Espacial Internacional, Marcos Pontes tornava-se o primeiro brasileiro a viajar para o espaço. Atualmente, é Ministro da Ciência e Tecnologia do Governo de Jair Bolsonaro. A missão foi batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis. A aterrisagem da nave aconteceu no dia 08 de abril.

30/03 - DIA MUNDIAL DO TRANSTORNO BIPOLAR

Pode ocorrer em qualquer idade, mas estima-se que a prevalência seja entre os 15 e 25 anos.

Aniversariantes:

Eric Clapton – 76 anos - Eric Patrick Clapton é um guitarrista, cantor e compositor britânico nascido na Inglaterra. Apelidado de Slowhand, ficou conhecido por ser um exímio guitarrista e por vezes considerado um dos melhores de todos os tempos. Embora o seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve as suas raízes ligadas ao blues. Clapton foi considerado inovador pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira.

Deise Nunes – 53 anos – Gaúcha de Porto Alegre, Deise Nunes Ferst é uma modelo, manequim, apresentadora e empresária de moda brasileira. Foi a quarta representante do Rio Grande do Sul, e a primeira negra do Brasil, a ser coroada Miss Brasil, no concurso de 1986. e a primeira negra a vencer o concurso.

Tracy Chapman – 57 anos - Tracy Chapman é uma cantora estadunidense de folk, blues, soul e pop rock, vencedora de 4 prêmios Grammy Awards, tornada mundialmente famosa por suas canções "Fast Car", "Baby Can I Hold You" e "Give Me One Reason".

Anitta – 28 anos - Larissa de Macedo Machado é uma cantora, compositora, atriz, apresentadora e produtora brasileira. Seu sucesso reúne hits como 'Show das Poderosas', 'Bang' e 'Terremoto'. Em 2019, a artista lança outro álbum, "Kisses", marcado por recordes. Em pouco mais de 24 horas, todos os clipes tinham alcançado mais de 1 milhão de views no Instagram. Já no Spotify, as faixas estavam entre as 30 mais ouvidas. O sucesso fez a brasileira desbancar Ariana Grande.

MC Hammer – 59 anos - Stanley Kirk Burrell (Oakland, 30 de março de 1962), é um rapper norte-americano. Teve seu auge durante a década de 1980 e início da de 90. Foi conhecido por suas calças largas e coturnos, com as quais aparecia vestido no clipe de seu maior hit: U Can't Touch This. Em 1996, Hammer declarou falência. Anos depois, foi feito um reality show chamado 'MC Hammer & Friends', que mostrava a nova vida do artista, que virou pastor.

Deixar um comentário