29/03/2021 11h02 - Atualizado em 29/03/2021 12h53

Hoje na História: 29 de março - Criação da Coca-cola e a morte menina Isabella Nardoni

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação Coca Cola
Hoje na História: 29 de março - Criação da Coca-cola e a morte menina Isabella Nardoni

1886 - Era criada a Coca-Cola. O químico e farmacêutico norte-americano, John Pemberton, misturava folhas de coca e sementes de cola e criava um remédio que, inicialmente, tinha intenção de ser vendido como analgésico para dor de cabeça. Em sua farmácia, ele vendeu a bebida como um remédio para aliviar a sede, ao custo de 5 centavos o copo. Após criar fama, vendeu a fórmula por US$ 2.300 dólares. Sem saber, ele havia criado a primeira receita da Coca-Cola. Para 2021, a empresa espera que o lucro ajustado cresça na casa de um dígito alto para dois dígitos baixos e a receita orgânica aumente na casa de um dígito alto. A receita orgânica caiu 9% no ano passado, conforme restrições relacionadas à pandemia fecharam as portas de canais não varejistas, como restaurantes, cinemas e eventos esportivos, que respondem por mais de um terço das vendas da empresa.

2008 - Isabella Nardoni era atirada da janela do 6º andar do edifício London, em São Paulo. A morte da menina de cinco anos chocou o país. O pai de Isabela, Alexandre Nardoni e a madastra, Anna Carolina Jatobá, foram condenados em primeira instância e cumprem pena em uma penitenciária do interior paulista. Segundo funcionários do presídio onde o pai de Isabela está cumprindo sua pena, Alexandre seria também um detento de bom comportamento, algo que está registrado em sua ficha criminal.

Ana Carolina Jatobá progrediu para o regime semiaberto antes do marido, em 2017, onze anos depois do assassinato da menina Nardoni. Ela trabalhou de 2018 ao início de 2020 como costureira no ateliê dentro do presídio do Tremembé, contudo essa não é mais a sua situação.

Isso porque a detenta cometeu uma infração considerada grave em junho de 2020, tendo como punição a volta ao regime fechado. Por conta da pandemia de covid-19 e das recomendações de isolamento social, os advogados não estavam mais indo em pessoa ao presídio: em vez disso, faziam chamada de vídeo com os criminosos.

Em uma dessas chamadas, todavia, Ana Carolina conversou com seu pai e seus dois filhos, o que é proibido. Os guardas ouviram as risadas, e quando vieram verificar o que estava acontecendo flagraram a infração.

2010 - Morria Armando Nogueira, jornalista e cronista esportivo. Ele foi o responsável pela implantação do jornalismo da Rede Globo, onde criou programas como o Jornal Nacional e o Globo Repórter.Passou 25 anos na emissora e só saiu de lá após uma polêmica criada por conta de uma edição tendenciosa do debate do segundo turno das eleições entre os candidatos Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva. Como diretor de jornalismo, ele criticou a postura da empresa.

2011 - Aos 79 anos morria o ex-vice-presidente da República, José Alencar. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010. Desde 1997 apresentou vários problemas de saúde. A sua determinação na luta contra o pior deles, um câncer, tornou-o inspiração. Veio a falecer três meses após deixar a Vice-Presidência.

HOJE COMEMORAMOS

A chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil. É fundada a cidade de Salvador, a primeira capital do Brasil.

 Aniversariantes

Vanessa Giácomo – 38 anos - Vanessa Mendes da Silva Lima é uma atriz e roteirista brasileira. Tornou-se conhecida por seus trabalhos como atriz em telenovelas da Rede Globo, como a doce Zuca do remake de Cabocla (2004) e a vingativa Aline de Amor à Vida (2013). Em 2018, Vanessa interrompeu as férias no exterior para receber o Troféu Imprensa de Melhor Atriz que faturou pela vilã Aline de Amor à Vida. No mesmo ano, após ter sido cotada para as duas próximas produções da Rede Globo no horário das sete, a atriz foi confirmada em O Sétimo Guardião, a nova novela das nove da emissora carioca.

Iarley – 47 anos - Pedro Iarley Lima Dantas é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante e meia. É ídolo do Paysandu, onde ficou conhecido por ter marcado o gol da histórica vitória diante do Boca Juniors, em plena La Bombonera, na Libertadores de 2003, e principalmente do Internacional onde ganhou a Libertadores e o Mundial em 2006. Se aposentou em 2014. Na atualidade, o ex atleta trabalha na formação dos jovens jogadores das categorias de base do Sport Club Internacional.

Cléber Machado – 59 anos - Cléber Tadeu Machado é um jornalista esportivo e locutor esportivo brasileiro. Atualmente, Cléber trabalha como narrador para a Rede Globo. Machado é formado em Jornalismo pela FMU.

Pedro Bial – 63 anos - É um jornalista, escritor, cineasta, poeta e apresentador brasileiro. Atua principalmente na televisão, sendo conhecido por apresentar os programas Fantástico (1996-2007), Big Brother Brasil (2002-2016) e Na Moral (2012-2014). Apresentando atualmente o talk-show Conversa com Bial.

Lima Duarte – 93 anos - Ariclenes Venâncio Martins é um ator, diretor de telenovela, radialista, dublador e apresentador brasileiro. É considerado um dos mais importantes atores do Brasil, tornando-se famoso através de vários papéis memoráveis ao longo da história da telenovela brasileira

Deixar um comentário