25/03/2021 12h59 - Atualizado em 25/03/2021 13h28

Hoje na História: 25 de março - O imperador Dom Pedro I aprovava a Primeira Constituição do Brasil e a Rua 25 de Março era inaugurada

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação
Hoje na História: 25 de março - O imperador Dom Pedro I aprovava a Primeira Constituição do Brasil e a Rua 25 de Março era inaugurada

1824 - O imperador Dom Pedro I aprovava a Primeira Constituição do Brasil. Neste dia era redigida a primeira constituição do Brasil, encomendada e aprovada pelo imperador Dom Pedro I. Até hoje é o documento do gênero com vigência mais longa da história do país, sendo valido durante 65 anos. Ela só foi revogada com a proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889.

1865 - A Rua 25 de Março era inaugurada. Considerado o maior centro comercial da América Latina, a data de hoje marca o aniversário da conhecida Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo. Atualmente, a região, que passou por uma modernização, recebe um misto de consumidores, desde a sacoleira até a madame. Ali, encontram todo o tipo de produto: caro, barato, sofisticado, simples, nacional e importado, no varejo e atacado. Às vésperas de feriados importantes, o comércio da 25 de março chega a receber 1 milhão de pessoas.

1901 - Apresentado o primeiro motor Diesel. Rudolf Christian Karl Diesel foi o engenheiro alemão inventor do motor de combustão de alto rendimento que leva seu nome, o motor Diesel. Tal motor nunca foi adaptado pelos veículos da época porque exigia para a injeção do combustível um compressor de ar muito volumoso, o que impedia sua instalação sobre o veículo.

1942 – Nascia Aretha Franklin. Aretha Louise Franklin foi uma cantora e compositora norte-americana que se tornou ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos. O maior sucesso de sua carreira foi Respect, lançada em 1967. Foi homenageada com uma estrela na calçada da fama em Hollywood.

Que dia é hoje?

No dia 25 de março, comemora-se, no Brasil, o Dia da Constituição. A escolha desse dia faz referência à primeira Carta Constitucional do Brasil, outorgada nessa mesma data, em 1824, pelo imperador d. Pedro I.

Aniversariantes:

Sarah Jessica Parker – 56 anos - Sarah Jessica Parker é uma premiada atriz e produtora norte-americana. Sarah começou no balé. Foi para o teatro, onde conseguiu elogios que a levaram a seu primeiro papel no cinema, em “Footloose”. A partir daí foram muitos filmes, sem muito destaque. No teatro, obteve mais elogios da crítica. Mas Sarah só conheceu o estrelato no seriado “Sex and the City”, que depois virou filme.

Viviane Araújo – 46 anos - Viviane dos Santos Araújo é uma atriz e modelo brasileira. A artista iniciou sua carreira como dançarina, profissão não mais exercida. Famosa por diversas participações nos carnavais de São Paulo e do Rio de Janeiro, desfilando há mais de uma década em ambos, sendo por muitos considerada a "rainha das rainhas" do carnaval brasileiro, é também reconhecida por participações em programas de televisão onde venceu a quinta edição do reality show A Fazenda, transmitido pela RecordTV, bem como por antigos ensaios sensuais em revistas brasileiras como Sexy e Playboy.

Elton John – 74 anos - Elton Hercules John, é um pianista, cantor, compositor e produtor britânico. É considerado um dos ícones da música pop. Conhecido mundialmente, ele está em 38º lugar na lista dos 100 melhores cantores de todos os tempos, de acordo com a revista Rolling Stone. Seu nome também consta na lista dos 100 maiores artistas da história, segundo a revista.

Deixar um comentário