19/03/2021 09h35 - Atualizado em 19/03/2021 09h35

Comissão aprova projeto que prevê suspensão da validade de concursos públicos no RS

Os dois projetos devem ser remetidos para apreciação e votação em plenário
Por: Gil Martins/Acústica FM - Foto: Ilustração/Pixabay
Comissão aprova projeto que prevê suspensão da validade de concursos públicos no RS

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Edegar Pretto (PT), realizou reunião ordinária remota nesta quarta-feira (18). Entre os projetos com relatório aprovado está o PL 106/2020, do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que propõe a suspensão do prazo de validade dos concursos públicos no Rio Grande do Sul em razão da pandemia. O projeto tramita na Comissão em conjunto com o PL 128/2020, do deputado Neri, o Carteiro (Solidariedade), que trata do mesmo tema.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui

Com pareceres favoráveis do relator, deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), e aprovação na Comissão, os dois projetos devem ser remetidos para apreciação e votação em plenário, pelos demais parlamentares da Casa.

O presidente da Comissão, Edegar Pretto, destacou que estará empenhado em dar andamento aos pleitos apresentados nos projetos. Disse que, além de ser justa a demanda dos concursados, aprovados e selecionados, a proposta garante banco de reserva, principalmente neste período de pandemia.

“Como presidente da Comissão, vamos propor um debate amplo no RS sobre a importância do serviço público. Não há política pública eficiente sem os servidores públicos, e principalmente se esses homens e mulheres não estiverem trabalhando com autoestima para atender quem mais precisa”, destacou.

Autor do PL 106/2020, o deputado petista Luiz Fernando Mainardi participou da reunião da Comissão, e disse que o tema é muito importante. O parlamentar agradeceu a compreensão dos colegas que aprovaram o relatório do projeto, e sugeriu que a votação em plenário ocorra o quanto antes. “É um direito conquistado pelos concursados, e o Estado está carente em diversas áreas", observou.

Após a reunião ordinária foi realizada audiência pública para discutir a suspensão do prazo de validade dos concursos públicos. O evento online, proposto pelo deputado Mainardi, reuniu parlamentares e representantes dos aprovados dos concursos públicos no estado.

Texto: Leandro Molina/Assessoria de Imprensa

Deixar um comentário