17/03/2021 15h22 - Atualizado em 17/03/2021 15h27

Mercado brasileiro de tecnologia vai crescer em 2021?

Os carros elétricos serão uma realidade em breve no Brasil
Por: Imagem por PixaBay
Mercado brasileiro de tecnologia vai crescer em 2021?

A saúde e o crescimento econômico de um país está cada vez mais associado ao seu progresso tecnológico, sendo que no Brasil não é diferente. Por isso mesmo, se espera que o Governo brasileiro invista muito no desenvolvimento e implementação de tecnologias que possam melhorar, significativamente, a qualidade de vida da população brasileira. Mas quais serão as tecnologias que vão se desenvolver no Brasil?

Tendo alguns dos maiores talentos mundiais em áreas como a engenharia, informática e sociologia, o Brasil tem, de fato, tudo para conseguir ser um destaque mundial em desenvolvimentos tecnológicos que deverão marcar essa presente década. Por exemplo, alguém tem dúvidas da implementação da rede 5G, ou até mesmo do maior número de carros elétricos que, dentro de alguns anos, estarão em nossas estradas?

Ora, essas são apenas algumas tecnologias que prometem crescer no Brasil nesses próximos anos, tentando ao máximo responder às necessidades da população, melhorando todas os diferentes parâmetros da vida social e econômica. Resta também saber como será a resposta dada a esses novos desenvolvimentos.

Nova tecnologia que irá crescer no Brasil

Com cada vez mais startups e novas empresas focadas no desenvolvimento de novas tecnologias, se acredita que o Brasil poderá se destacar no progresso tecnológico que vai se verificar no mundo nos próximos anos. É evidente, por exemplo, o forte investimento brasileiro em tecnologias como a inteligência artificial ou o 5G. Por exemplo, o IA já está bem presente em jogos online, como o caso do NetBet cassino, dando uma nova interatividade aos usuários.

Na verdade, se espera que o 5g possa democratizar e facilitar ainda mais o acesso online às diferentes regiões do Brasil. Ou seja, milhões de brasileiros – que atualmente ainda tem um acesso dificultado à internet -, vão poder finalmente ter as mesmas oportunidades que outras regiões. Para além disso, a inteligência artificial poderá revolucionar a forma como trabalhamos ou fazemos nossas tarefas.

Isso poderá levar a transformações do mercado de trabalho, mas também da forma como comunicamos ou socializamos. O objetivo é que tudo seja mais automatizado, de forma a facilitar nossas vidas.

Tendência crescente do mercado dos carros elétricos

Também o mercado dos carros elétricos se espera que possa crescer muito no Brasil, bem como um pouco por todo o mundo. Com componentes como a conscientização do nosso meio ambiente e o cuidado que deveremos ter para o preservar, são muitas as empresas nacionais e internacionais que estão investindo muito forte na qualidade dos carros elétricos, mas também de suas baterias.

Assim, em um futuro breve, deverá ser previsível que o mercado aumente muito para os elétricos, levando também a que custos associados aos carros “tradicionais” possam ser minimizados. Logo, também diferentes empresas brasileiras poderão fazer diferença no desenvolvimento de melhor tecnologia para esses carros, levando a que, por exemplo, haja cada vez mais autonomia nas baterias.

Será difícil prever que, dentro de pouco tempo, já se possa fazer Rio de Janeiro a São Paulo de carro elétrico, sem precisar parar para o carregar? Para isso, bastará que a tecnologia proporcione um pouco de evolução nesse sentido afinal, de acordo com o levantamento feito pelo Office of Energy Efficiency & Renewable Energy, a autonomia média dos carros elétricos disponíveis para venda ou aluguel nos EUA já está acima dos 402 km por carga. Mas isso poderá ser coisa do passado em breve. A Mercedes já prepara um novo carro que poderá rodar até 1.200 km sem precisar recarregar, o que permitiria uma viagem tranquila sem paradas de São Paulo a Porto Alegre.

Deixar um comentário