16/03/2021 15h08 - Atualizado em 16/03/2021 17h35

17 de março na história: o início da Operação Lava Jato e o nascimento de Elis Regina

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
17 de março na história: o início da Operação Lava Jato e o nascimento de Elis Regina

1845 - O elástico de borracha era patenteado. Neste dia, o inventor britânico Stephen Perry patenteou o elástico feito de borracha. Trata-se de uma invenção que se tornou parte do dia a dia moderno e, de tão usada, é praticamente impossível imaginar como seria, por exemplo, o trabalho em um escritório ou banco sem os famosos elásticos. O nome de borracha foi dado pelo químico chamado Joseph Priestley. Mais tarde surgiram outras aplicações e descobertas em torno da borracha. Em 1939, por exemplo, o norte-americano Charles Goodyear, descobriu a vulcanização, um processo que melhora a resistência à tração de borracha, permitindo a criação de bolas de elástico.

1945 - Nascia a cantora Elis Regina. Considerada por alguns críticos e músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos, Elis Regina Carvalho Costa nascia neste dia, aqui em Porto Alegre. Entre suas características estavam a forte personalidade, a belíssima voz e também uma excepcional presença de palco. Elis transitou por vários gêneros musicais, interpretando músicas da MPB, bossa nova, samba, rock e jazz. Ela surgiu em festivais de música nos anos 60 e tornou-se a primeira estrela da canção popular brasileira da época da televisão. Sua morte aos 36 anos, no dia 19 de janeiro, de 1982, em São Paulo, chocou o país e gerou muitas controvérsias. De acordo com os laudos médicos da época, ela teria morrido por conta de uma mistura de álcool com cocaína.

-TOQUE AQUI E RECEBA INFORMAÇÕES DIRETAMNTE NO SEU WHATSAPP

2009 - Morria Clodovil Hernandes. Estilista, ator e apresentador de televisão. Na década de 1980, paralelamente à moda, iniciou sua carreira na televisão como apresentador, tendo passado por diversas emissoras, onde construiu a fama de polêmico, contraditório e "sem papas na língua". Por conta de suas declarações consideradas impróprias e indelicadas, muitas vezes dirigidas a outras personalidades, Clodovil foi demitido repetidas vezes e tornado réu em processos judiciais por difamação e injúria. Sem deixar descendentes ou herdeiros, Clodovil registrou em testamento sua vontade de doar seu patrimônio para criação de uma fundação beneficente para ajudar meninas carentes e abandonadas. Em 2011, foi criado o Instituto Clodovil Hernandes para preservar a memória do artista.

2012 – Morria o cantor Jorge Goulart. Jorge Neves Bastos foi um cantor brasileiro, fez sucesso na Rádio Nacional ao lançar marchinhas de carnaval que até hoje são cantaroladas pela população. Entre elas está o hit “Cabeleira do Zezé”. Além disso, foi puxador das escolas de samba Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense e Unidos de Vila Isabel. Ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória.

2014 - Polícia Federal deflagrava a Operação Lava Jato. A investigação teve como alvo um grande esquema de corrupção que movimentou bilhões de reais em propina. Em seis anos, quase 300 pessoas foram presas, incluindo doleiros, empresários e políticos de renome.O nome da operação se deve a um posto de combustíveis em Brasília onde funcionava uma casa de câmbio usada para movimentar dinheiro de origem ilícita. Durante as investigações a respeito das atividades de doleiros que atuavam ali, descobriu-se uma rede de corrupção que envolvia executivos da Petrobras.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Marinha

Dia Nacional do Mel

Aniversariantes:

Jair Oliveira - 45 anos - Jair Mello Rodrigues de Oliveira é um músico brasileiro e filho do também cantor Jair Rodrigues (1939-2014) e irmão da cantora Luciana Mello. É casado com a atriz Tania Khalill. Quando criança, fez parte da turma do Balão Mágico que tinha programa na Rede Globo de Televisão e, durante a década de 1980, obteve grande sucesso entre o público infantil. Após o fim do Balão Mágico, fez carreira ao lado de Simony com relativo sucesso, mas após um tempo abandonou a carreira e dedicou-se aos estúdios de música nos EUA.

Sérgio Malheiros - 27 anos - Sérgio Santiago Victoriano Santos Malheiros é um ator brasileiro. Sua estreia na Globo aconteceu em 1999 no programa "Samba, Pagode e Cia" e depois integrou o núcleo infantil do programa "Gente Inocente", da mesma emissora. Participou de diversas novelas na TV Globo e também na Record TV. Seu último trabalho foi em "Verão 90'.

Sabrina Petraglia – 37 anos - Sabrina Petraglia Balsalôbre é uma atriz brasileira. Conhecida nacionalmente por interpretar a doce Shirley em Haja Coração na Rede Globo. Sabrina começou a fazer teatro aos 7 anos e estreou na TV foi em 2010, integrando o elenco da novela do SBT "Uma Rosa com Amor". Na TV Globo, Sabrina faz uma participação na novela "Passione", contracenando com Cauã Reymond. Em 2013, atuou em "Flor do Caribe", na mesma emissora. Quatro anos mais tarde esteve em "Tempo de Amar" e em 2019, em "Pico da Neblina". Acumula três filmes (como "O Filho") e mais de cinco peças teatrais (incluindo "Pororoca" e "Avalon").

Christiane Pelajo – 51 anos - Christiane Pelajo é uma jornalista brasileira. Formada pela PUC-Rio, atualmente é âncora do Jornal GloboNews - Edição das 16h. Se destaca nos telejornais da TV Globo, onde acumula uma longa trajetória. Iniciou em 1996, integrando a equipe de jornalistas que participara da inauguração do canal GloboNews. Em abril de 2005, a jornalista foi convidada pelo então diretor da Central Globo de Jornalismo, Carlos Henrique Schroder, para comandar o "Jornal da Globo" na TV aberta, onde ficou até 2015.

Deixar um comentário