16/03/2021 11h17 - Atualizado em 16/03/2021 11h20

Estímulo à irrigação: documento sugere medidas para combater estiagem

Relatório foi aprovado por unanimidade na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa
Por: Ascom - Foto: Defesa Civil / Divulgação
Estímulo à irrigação: documento sugere medidas para combater estiagem

Aprovado por unanimidade na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa em agosto do ano passado, o relatório da Subcomissão de Irrigação elaborado pelo deputado Elton Weber (PSB) e que prevê ações concretas de enfrentamento de secas será entregue ao governador Eduardo Leite, na quarta-feira (17), às 11h, no Palácio Piratini.

Participam ainda da audiência presencial o presidente da Comissão de Agricultura, Adolfo Brito (PP) e o vice-presidente, Ernani Polo (PP). Os demais parlamentares da Comissão participarão virtualmente da reunião.Também presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha da Assembleia, Weber explica que a intenção é que as sugestões sejam acolhidas e possam ser utilizadas como base para um programa estadual. Weber está preocupado com a demora na evolução do tema, vital para o Estado , considerando o papel da agropecuária na economia gaúcha. "Muito falamos sobre seca, estiagem, sobre perdas dos agricultores e do municípios. Temos aqui uma solução prática. Esperamos que agora essa nossa sugestão avance", ressalta Weber.

Os encaminhamentos da Subcomissão:

Ação integrada entre agentes públicos, financeiros e privados para geração de energia elétrica de qualidade já que é preciso rede trifásica com capacidade para uso de equipamentos, inclusive os de irrigação;Declaração das atividades de armazenamento de água como de interesse social em Áreas de Preservação Permanente (APP);Construção de reservatórios;Padronização de leis e simplificação de regras de licenciamento ambiental;Criação de linha de crédito subsidiado para investimento em equipamentos; a garantia de assistência técnica e extensão rural ao agricultor familiar irrigante;Instalação de um grupo gestor permanente de acompanhamento das ações de enfrentamento de estiagens junto ao gabinete do governador.

Deixar um comentário