16/03/2021 09h44 - Atualizado em 16/03/2021 09h44

França descobre nova variante da covid-19 indetectável em testes RT-PCR

Cientistas agora estudam se esta cepa é mais mortal ou infecciosa e como reage diante das vacinas
Por: Lennon Haas / Acústica FM - Foto: Divulgação
França descobre nova variante da covid-19 indetectável em testes RT-PCR

Autoridades francesas estão preocupadas com uma nova variante do coronavírus descoberta em um hospital de Lannion, na Bretanha, em Côtes-d'Armor. A variante não foi detectada através dos tradicionais testes RT-PCR, sendo possível somente através de coleta de materiais biológicos e testes sorológicos.

A descoberta da nova cepa ocorreu após um surto no hospital de Lannion, onde entre 79 pacientes, oito apresentavam sintomas de covid-19, incluindo infecções pulmonares graves. Apesar dos sintomas, os testes PCR apresentavam resultados negativos.

Percebendo isto, os profissionais de saúde decidiram realizar testes sorológicos e coleta de matéria nos pulmões. Diante destes procedimentos, foi possível detectar que os pacientes estavam infectados com o coronavírus.

Cientistas agora estudam se esta variante é mais mortal, infecciosa e como reage diante das vacinas disponíveis contra a covid-19.

“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, informou a Direction génerale de la Santé (DGS).

Deixar um comentário