15/03/2021 09h07 - Atualizado em 15/03/2021 09h11

15 de março na história: a morte de Tim Maia e a fundação da Rolls Royce

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução
15 de março na história: a morte de Tim Maia e a fundação da Rolls Royce

1900 - Nascia o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre. Neste dia, nascia em Recife (PE), Gilberto de Mello Freyre, sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor brasileiro. Ele foi um dos pioneiros no estudo histórico e sociológico dos territórios de colonização portuguesa como um todo. Sua obra mais conhecida é o livro Casa Grande & Senzala (1933), escrito em Portugal. Gilberto Freire também é autor de poesias, como "Bahia de todos os santos e de quase todos os pecados". Gilberto Freyre morreu no dia 18 de julho de 1987, em Recife.

1906 – Era fundada, na Inglaterra, a companhia de automóveis Rolls Royce. É uma empresa automobilística inglesa subsidiária do grupo alemão BMW, sendo uma das mais conceituadas do mundo. A marca, sinônimo de qualidade e alto padrão de conforto, tornou-se também famosa pela fabricação de automóveis de custo elevado e geralmente destinados a membros da realeza e chefes de Estado em todo o mundo. Desde 1998 a companhia é propriedade do Grupo Volkswagen.

1972 - "O poderoso Chefão", filme dirigido por Francis Ford Coppola, entrava em cartaz nos Estados Unidos. O filme foi indicado a dez Óscars e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Brando). É considerado por muitos críticos o melhor filme da história do cinema. A trilogia narra as tramas envolvendo a Família Corleone, umas das mais poderosas famílias da Máfia italiana nos Estados Unidos.

1985 - Estreava, no Japão, a série Jaspion. O seriado tem 46 episódios e ficou no ar nos canais japoneses por pouco mais de um ano. No Brasil, estreou em 1988, transmitido pela TV Manchete, onde alcançou recordes de audiência, alcançando a liderança no Ibope. O ator e dublê Hikaru Kurosaki interpretou o personagem ao longo de todos os 46 episódios, exibidos até o dia 24 de março de 1986.

1998 – Morria aos 55 anos Tim Maia. Sebastião Rodrigues Maia, foi um cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro. Ele foi vítima de uma parada cardíaca, causada por uma infecção generalizada. Seu primeiro compacto foi gravado em 1970, na Philips, com a música “Primavera”, seu primeiro sucesso. A partir daí, sua fama só cresceu e várias de suas músicas tornaram-se clássicos como “Azul da cor do mar”, “Chocolate”, “Não quero dinheiro”, “Gostava tanto de você”, “Descobridor dos Sete Mares” e “Me dê motivo”. Em seus shows, Tim Maia era conhecido pela grande expectativa que criava no público, pois ninguém sabia se ele apareceria ou não para cantar. Contudo, quando estava inspirado cantava por mais de três horas. Tim Maia morreu neste dia, com 140 quilos, devido a uma infecção generalizada. No ano seguinte seria homenageado por vários artistas da MPB em um show tributo, que se transformou em disco, especial de TV e vídeo.

2015 – Ocorria protestos contra o governo Dilma Rousseff. Os protestos contra o governo Dilma Rousseff foram manifestações populares que ocorreram em diversas regiões do Brasil, no contexto da crise político-econômica iniciada em 2014, tendo como principais objetivos protestar contra o governo Dilma Rousseff e defender a Operação Lava Jato. O movimento reuniu milhões de pessoas nos dias 15 de março, 12 de abril, 16 de agosto e 13 de dezembro de 2015, e, segundo algumas estimativas, foram as maiores mobilizações populares no país desde o início da Nova República. Após o impeachment de Dilma Rousseff, as manifestações passaram a se focar apenas na defesa da Lava Jato.

Que dia é hoje?

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Dia da escola

Aniversariantes

Oswaldo Montenegro – 65 anos - Oswaldo Viveiros Montenegro é um músico brasileiro. Além de cantor, compõe trilhas sonoras para peças teatrais, balés, cinema e televisão. Foi casado com a atriz Paloma Duarte. Tem uma das parcerias mais sólidas da MPB ao lado de Madalena Salles, que o acompanha com suas flautas. No mês de março de 2016, Oswaldo Montenegro lança em seu canal oficial do YouTube seu novo filme: "O Perfume da Memória". O filme é vencedor do prêmio "California Film Awards" - Categoria: Filme Estrangeiro e sua trilha sonora vence o prêmio de "Melhor Música" no Festival Internacional de Toronto.

Caçulinha – 79 anos - Rubens Antônio da Silva é um músico multi-instrumentista e compositor brasileiro. Trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Teixeirinha, João Gilberto e Luiz Gonzaga, entre outros. Ficou nacionalmente conhecido por suas participações dominicais no Domingão do Faustão, na Rede Globo, onde fazia a trilha sonora ao vivo durante o programa. Após 20 anos de colaboração com Fausto Silva, em 2008, Caçulinha fez críticas ao programa e ao próprio Fausto Silva, o que motivou seu afastamento. Em 2015, foi contratado pela TV Gazeta para trabalhar no programa Todo Seu apresentado Ronnie Von. O programa terminou em 2019.

Will.i.am – 46 anos - William James Adams Junior é um rapper, compositor, cantor, ator, DJ e produtor musical norte-americano. Will.i.am ganhou destaque na década de 1990 como membro do grupo de hip hop Black Eyed Peas. Will.i.am costumava frequentar raves quando estava no ensino médio, e afirma que tem história com a cultura rave, é por isso que ele escolheu um som mais electro para alguns álbuns do Black Eyed Peas. A fortuna de Will.I.Am é avaliada em mais de 80 milhões de dólares. Além de ser vitorioso no ramo financeiro, ele também é muito talentoso como produtor e já trabalhou com estrelas da música internacional como: Michael Jackson, Celine Dion, Justin Timberlake, Nicki Minaj e Rihanna.

Deixar um comentário