12/03/2021 09h16 - Atualizado em 12/03/2021 09h16

12 de março na história: a explosão do reator de Fukushima I e a morte de Anne Frank

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
12 de março na história: a explosão do reator de Fukushima I e a morte de Anne Frank

1945 — Anne Frank, menina alemã de religião judaica, morria de tifo num campo de extermínio nazista, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal encontrado no final da Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, o único sobrevivente foi o pai de Anne, Otto Frank, que retornou a Amsterdã e descobriu que o diário da filha havia sido salvo pela mesma pessoa que o ajudou escondendo a família em um edifício. Após muito esforço, seu pai conseguiu publicar o diário, e, desde então, é um dos livros mais traduzidos do mundo.

1963 - Nascia Joaquim Cruz, medalha de ouro nos 800m nas Olimpíadas de 1984. Joaquim Cruz, foi campeão olímpico da prova dos 800 metros no Jogos de Los Angeles (1984), medalha de prata na mesma prova nos Jogos de Seul (1988) e duas vezes campeão Pan-americano, em Indianápolis (1987) e Mar del Plata (1995). Atualmente é treinador nos Estados Unidos, onde vive com sua esposa e dois filhos. Sua carreira e suas vitórias foram homenageadas pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2007, quando Joaquim foi designado para acender a pira olímpica dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

1973 - Nascia o músico Luciano Leindecker, ex-integrante do Cidadão Quem. Gaúcho de Porto Alegre, ele morreu em novembro de 2014, o músico travava uma luta contra um tipo de câncer que se desenvolveu em sua medula óssea, chegou a fazer tratamento, mas morreu em decorrência de complicações relacionadas ao mieloma. Cidadão Quem foi uma banda brasileira de rock. Surgiu em Porto Alegre, em meados de 1990 e seu nome é inspirado no filme Cidadão Kane.

1993 – Acontecia a Sexta-feira negra na Índia. Aproximadamente às 12h30min, uma bomba explodiu dentro de um veículo no porão da Bolsa de Mumbai, na Índia. Durante duas horas, 12 bombas foram detonadas em edifícios e espaços públicos ao redor da cidade de Mumbai, resultando na morte de 257 pessoas e uma centena de feridos. Por conta disso, a chamada "sexta-feira negra" entrou para a história da Índia como um dos dias mais trágicos do país.

2000 - Em um gesto inédito, o Papa João Paulo II pedia o perdão de Deus pelos pecados da Igreja Católica cometidos através dos anos contra judeus, mulheres e minorias. O documento, intitulado "Memória e Reconciliação: A Igreja e os Erros do Passado" aponta erros como: Divisões internas no cristianismo, conversões forçadas, o uso da violência e o preconceito antijudaico.

2010 - O cartunista Glauco Villas Boas era assassinado na cidade de Osasco, em São Paulo. Ele foi assassinado durante a madrugada. De acordo com a polícia, o estudante universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, armado com uma pistola automática e uma faca, teria cometido o crime por razões religiosas. Glauco também era músico e trabalhou como redator de programas televisivos como TV Pirata e o programa infantil TV Colosso.

2011 - Um reator da Central Nuclear de Fukushima I derrete, explode e libera radioatividade na atmosfera um dia após o sismo do Japão. O desastre nuclear foi causado pelo derretimento de três dos seis reatores nucleares da usina. A falha ocorreu quando a usina foi atingida um dia antes, por um tsunami provocado por um maremoto de magnitude 8,7. A usina começou a liberar quantidades significativas de material radioativo em 12 de março, tornando-se o maior desastre nuclear desde o acidente nuclear de Chernobil. Mais de 171 mil pessoas foram evacuadas e ainda não puderam voltar para suas casas. Estima-se que 1.600 mortes tenham ocorrido, principalmente entre idosos que viviam em casas de repouso, devido às más condições de evacuação. Um programa contínuo de limpeza intensiva para descontaminar as áreas afetadas e desmantelar a usina levará de 30 a 40 anos.

Que dia é hoje?

Dia Nacional do Bibliotecário - data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.

Aniversariantes

Luiz Bacci – 38 anos - Luiz Fernando Elui Bacci é um jornalista e apresentador brasileiro. Em 9 de maio de 2017, Bacci assumiu interinamente a apresentação do Cidade Alerta, após o titular Marcelo Rezende se afastar para o tratamento de um câncer. Em 18 de setembro de 2017, foi efetivado no comando do Cidade Alerta, após o falecimento do titular Marcelo Rezende.

Steve Harris – 65 anos - Stephen Percy "Steve" Harris é um músico e compositor inglês, conhecido por ser baixista, principal compositor, tecladista, co-produtor e fundador da banda britânica de heavy metal Iron Maiden. Ele é o único integrante a permanecer na banda desde sua criação, e junto com o guitarrista Dave Murray são os únicos a tocar em todos os álbuns. Harris é frequentemente citado como um dos melhores e mais influentes baixistas do metal.

Carlos Alberto de Nóbrega – 85 anos - Carlos Alberto de Nóbrega é um apresentador de televisão, roteirista, produtor, diretor e escritor brasileiro é um apresentador de televisão, humorista, roteirista, produtor, diretor e escritor brasileiro, filho do também humorista Manuel de Nóbrega. Desde 1987 apresenta o programa humorístico "A Praça é Nossa", da emissora de televisão SBT.

Deixar um comentário