08/03/2021 09h50 - Atualizado em 08/03/2021 09h54

08 de março na história: o Dia Internacional da Mulher e a fundação da Casa da Moeda do Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
08 de março na história: o Dia Internacional da Mulher e a fundação da Casa da Moeda do Brasil

1694 - Era fundada a Casa da Moeda do Brasil. A Casa da Moeda do Brasil é responsável pela impressão da moeda e papel-moeda oficiais no Brasil. Adicionalmente, a empresa também imprime moedas comemorativas, selos postais, e documentos que precisem de mecanismos de proteção de falsificação, para outras empresas.

1910- A aviadora francesa Raymonde de Laroche tornava-se a primeira mulher a receber uma licença de piloto. Raymonde de Laroche. Foi ela, a primeira mulher no mundo a obter uma licença de piloto e, sem seguida, a primeira mulher a fazer um voo solo em 8 de março de 1910. Durante a Primeira Guerra Mundial, quando voar era considerado muito perigoso para mulheres, ela serviu como motorista, conduzindo oficiais das zonas seguras até as frentes de batalha sob fogo. Em Junho de 1919, Laroche estabeleceu dois recordes de altitude para mulheres, um de 4 800 m; e também o recorde de distância para mulheres de 323 km.

1911 — Nascia na Bahia a primeira mulher cangaceira, Maria Bonita. Maria foi casada com “Lampião”, o “Rei do Cangaço”. Com ele, a cangaceira teve uma filha que foi criada por um casal de amigos vaqueiros. Depois disso, Maria Bonita engravidou duas vezes, mas sofreu abortos. Em 1938 ela foi degolada pela Polícia.

1975 – A ONU oficializava o Dia Internacional da Mulher. A origem da data refere-se a mulheres que reivindicavam o direito ao voto, permissão para ocupar cargos públicos e também protestavam contra o fim da discriminação sexual no trabalho. Esse é o dia que as mulheres de todos os continentes, frequentemente separadas por fronteiras nacionais e diferenças étnicas, linguísticas, culturais, econômicas e políticas, unem-se para celebrar seu Dia, podem contemplar uma tradição de um século de luta em prol da igualdade, da justiça, da paz e do desenvolvimento.

1975 - Morria o diretor norte-americano George Stevens. Ele alcançou fama com os filmes Sonhos Dourados e Ritmo Louco. Seus últimos filmes incluem Um Lugar ao Sol (1951), filme que conquistou seis estatuetas do Oscar; o clássico do faroeste Os Brutos Também Amam (1953), e Assim Caminha a Humanidade (1956), novamente premiado com o Oscar de melhor diretor. Morreu vítima de ataque cardíaco e tem uma estrela na Calçada da Fama.

2016 – Considerado o quinto Beatle, o produtor musical George Martin morria aos 90 anos. As causas da morte não foram divulgadas. Martin produziu mais de 700 álbuns ao longo de 50 anos de carreira. Além dos Beatles, ele trabalhou com vários outros artistas renomados. Foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Mulher

Dia da Criação da Casa da Moeda do Brasil

Aniversariantes

Neusa Borges – 79 anos – Neusa Maria da Silva Borges Pereira Lima é uma atriz brasileira nascida. Nas telenovelas brasileiras sempre foi uma presença marcante, interpretando papéis de destaque em tramas de sucesso como “Escrava Isaura”, “Dancin’ Days”, “A Indomada” e “O Clone” da Rede Globo. Soma mais de sessenta anos de carreira e dezenas de prêmios, entre eles a Ordem de Tiradentes. Participou da novela “Escrava Mãe”, da Rede Record, onde interpretou a “Mãe Quitéria”.

Tom Cavalcante – 59 anos – Antônio José Rodrigues Cavalcante é um humorista, apresentador, radialista, produtor e dublador brasileiro. Iniciou sua carreira no Ceará, como revisor de textos e locutor de rádio. Apresentou um telejornal local da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, na década de 80, mantendo paralelamente sua carreira de humorista. Em 1989 começa a participar do “Chico Anysio Show”, da Globo. Após participou da “Escolinha do Professor Raimundo” e “Sai de Baixo”, interpretando o Ribamar. Desde 2012 Tom mora em Los Angeles com a família. Atualmente apresenta o Multitom no Multishow.

Marjorie Estiano – 39 anos – Marjorie Dias de Oliveira é uma atriz, apresentadora, cantora e compositora brasileira. Seu primeiro papel relevante foi como a vilã Natasha, na Malhação. Protagonizou novelas como “Duas Caras”, “A Vida da Gente”, “Lado a Lado” e teve grande destaque em “Páginas da Vida”, “Caminho das Índias” e como antagonista em “Império”.

Letícia Sabatella – 50 anos – É uma atriz e cantora brasileira. Tornou-se conhecida por sua participação em telenovelas e filmes. Aos 4 anos, se mudou com a família para Curitiba e foi lá que se encantou pelas artes cênicas. Iniciou sua carreira na televisão com o especial "Os Homens Querem Paz", em 1991. Esse papel abriu as portas para a sua primeira novela "O Dono do Mundo", no mesmo ano. Um papel marcante na carreira de Letícia Sabatella foi em 1995, no remake da novela "Irmãos Coragem". Na trama viveu uma personagem com três personalidades.

Deixar um comentário