05/03/2021 10h30 - Atualizado em 05/03/2021 10h30

05 de março na história: a morte Hugo Chávez e a célebre fotografia de Che Guevara

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Alberto Korda
05 de março na história: a morte Hugo Chávez e a célebre fotografia de Che Guevara

1887 - Nascia o compositor e maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. Ele é considerado o maior representante da área musical durante o modernismo no Brasil, com obras nacionalistas, com elementos de canções folclóricas, populares e indígenas. Em sua homenagem, hoje é celebrado o Dia Nacional da Música Clássica.

1946 - O primeiro-ministro britânico Winston Churchill proferia um famoso discurso em Fulton, no Missouri (EUA), em que usou a expressão "iron curtain", ou "cortina de ferro". O termo foi usado para definir a divisão da Europa em duas partes, Oriental e Ocidental. Enquanto a primeira estava sob controle da União Soviética, a segunda era zona de influência dos Estados Unidos.

1960 - Em Havana, o fotógrafo cubano Alberto Korda tirava a célebre fotografia de Che Guevara. Com o olhar fixo no horizonte, usando a boina de comandante com a estrela no centro, a foto foi tirada quando ele se encontrava junto às lideranças políticas cubanas, no enterro das vítimas da explosão de um navio afundado em Havana, ela é considerada a imagem mais reproduzida da história, além além de ter se transformado em um ícone da contracultura, estandarte de movimentos políticos ao redor do mundo e expressão de rebeldia para muitos jovens.

1982 - Morria o ator americano John Belushi. O comediante integrou a primeira formação do célebre programa de televisão Saturday Night Live. Ficou conhecido por seu estilo ousado e humor atrevido. John Belushi faleceu cedo, aos seus 33 anos em Los Angeles na Califórnia depois de ter uma overdose de cocaína e heroína.

2004 – Morria o playboy Jorginho Guinle. Após ter gastado quase todos seus bens, avaliados em cerca de 100 milhões de dólares, em festas, viagens e mulheres, Guinle faleceu aos 88 anos de idade e foi causada por um aneurisma na aorta abdominal. Seu último desejo foi morrer no hotel Copacabana Palace, onde morava e que foi construído por sua família. Ele também foi o autor do primeiro livro sobre jazz escrito no Brasil, “Jazz Panorama”. Em sua vida, foi casado três vezes, teve três filhos, e colecionou romances com atrizes como Marilyn Monroe. Jorginho declarava com orgulho nunca ter trabalhado em sua vida

2013 - Morria Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Ele tinha 58 anos e lutava contra um câncer desde 2011. Conhecido por sua política exterior antiamericana e anticapitalista, Hugo Chavez, então tenente-coronel, havia promovido um golpe de estado em 1992 para tirar do poder o então presidente Carlos Andrés Peréz, cujo governo enfrentava uma enorme crise econômica. Apesar da tentativa fracassada e da sua prisão, Hugo Chavez tornou-se uma figura bastante popular e, mais tarde, chegou à presidência da Venezuela em 1998, eleito nas urnas.

Que dia é hoje?

Dia do Filatelista Brasileiro. (A filatelia é uma atividade cultural que atrai apaixonados por selos, especialmente os selos raros. Esse é o hobby de mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo).

Dia da Integração Cooperativista.

Dia da Música Clássica.

Aniversariantes:

Milton Leite – 62 anos - Milton Rodrigues Leite é um jornalista e locutor esportivo brasileiro. É conhecido pelas frases: "Que beleza" que usa para determinar uma jogada mal concluída ou "Meu Deus". Ele começou sua carreira em 1978 na cidade de Jundiaí e a partir daí, passou por diversos veículos de comunicação entre eles a Rádio Difusora de Jundiaí, Jornal da Cidade, Jornal de Jundiaí, além do jornal O Estado de S. Paulo e a rádio Jovem Pan, onde foi apresentador do Show da Manhã.

Caco Barcellos – 71 anos – Gaúcho de Porto Alegre, Cláudio Barcellos de Barcellos é um jornalista, repórter de televisão e escritor brasileiro, que se especializou em jornalismo investigativo, investigações, documentários e grandes reportagens sobre injustiça social e violência. Como escritor, recebeu o Prêmio Jabuti por seus livros Rota 66 (1993), na categoria Reportagem e Abusado (2003), que ganhou nas categorias Reportagem e Biografia e Livro do Ano Não-Ficção.

Eva Mendes – 47 anos - Eva De La Caridad Mendez é uma atriz norte-americana de origem cubana. Eva começou sua carreira em série como ER e Mortal Kombat. Participou de campanhas de prestigio para grifes como a Dolce&Gabbana, Morgan, Calvin Klein, e a Revlon. Para aliviar sua imagem de sex symbol, a atriz participa também de comédias românticas água com açúcar. Participou também de vários filmes da trilogia Velozes e Furiosos.

Deixar um comentário