04/03/2021 09h40 - Atualizado em 04/03/2021 09h40

04 de março na história: o lançamento do PlayStation e o início da Gripe Espanhola

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
04 de março na história: o lançamento do PlayStation e o início da Gripe Espanhola

1877 – O balé “O Lago dos Cisnes” é apresentado pela primeira vez. Neste dia, acontecia a estreia mundial do balé "Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky Pytor, no Teatro Bolshoi, em Moscou. A primeira grande obra do compositor foi um sucesso na época, tanto que hoje este espetáculo é considerado um dos melhores do gênero.

1910 - Nascia Tancredo Neves, político brasileiro. Após passar por várias legislaturas como deputado federal e uma como senador, em 1982, foi eleito governador de Minas Gerais pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Renunciou ao governo estadual em agosto de 1984 para disputar a presidência da república pelo colégio eleitoral, em janeiro de 1985. Venceu a eleição, a primeira realizada democraticamente após 21 anos de regime militar, mas adoeceu gravemente na véspera da posse. Ele morreu no 21 de abril de 1985, em São Paulo, causando comoção nacional. Mesmo sem nunca ter tomado posse, é oficialmente reconhecido como um dos ex-presidentes do Brasil.

1918 - Começava a Gripe Espanhola. Gripe Espanhola foi uma pandemia de gripe de inusitada gravidade, que matou entre 50 e 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Acredita-se que foi uma das mais letais pandemias na história da humanidade. Os Aliados da Primeira Guerra Mundial a chamaram de Gripe Espanhola porque a pandemia recebeu uma maior atenção da imprensa na Espanha que no resto do mundo. Isso aconteceu porque esse país não se viu envolvido na guerra e, portanto, não censurou a informação sobre a doença.

1974 - Imponente Ponte Rio-Niterói era inaugurada. Neste dia, era inaugurada a Ponte Presidente Costa e Silva, unindo as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói por meio de um ousado projeto de construção civil, com quase 13 quilômetros de extensão e até 70 metros de altura no trecho do vão central. Além de ser um marco na engenharia brasileira, a obra também se transformou em símbolo de integração e desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro.

2000 – Era lançado o PlayStation 2, o console mais vendido de todos os tempos. O PS2 chegou ao mercado na esteira do sucesso do PlayStation, que marcou a entrada vitoriosa da Sony na indústria dos videogames. Os principais rivais na época eram empresas como a SEGA e a Nintendo. Apenas em seu primeiro dia de vendas, o PS2 atingiu a incrível marca de US$ 250 milhões em vendas. Era difícil encontrar o produto das prateleiras tamanha a procura. No Brasil, o PS2 só chegou ao mercado, oficialmente, em 2009. O videogame foi fabricado ao longo de 13 anos - uma outra marca incrível do console -, que só saiu de produção em 2013. Outro número impressionante é o de jogos lançados para o PS2: 3.874 títulos, com mais de 1.5 bilhão de cópias vendidas.

Aniversariantes:

Thaís Bianca – 31 anos - Thaís Bianca Alves Silva é uma modelo e empresária brasileira. De abril a dezembro de 2012, integrou o elenco de panicats do programa Pânico na Band. Em 2018, participou da terceira temporada do reality show Power Couple Brasil, juntamente com Douglas D'Amore. O casal terminou em 4º lugar no reality. E o relacionamento deles chegou ao fim em 2019.

Gabriel, o Pensador – 47 anos - Gabriel Contino é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)", sendo logo contratado pela Sony Music. Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou três livros, o autobiográfico Diário Noturno, e os infantis Um Garoto Chamado Rorbeto e Meu Pequeno Rubro-Negro. Além de projetos de futebol, ainda tem um projeto social conhecido como "Pensando Junto" que atende às crianças carentes da Rocinha.

Laryssa Ayres – 24 anos - Laryssa Ayres Ribeiro da Silveira é uma atriz e modelo brasileira. Ganhou notoriedade como a Jéssica de "Malhação: seu Lugar no Mundo", na temporada de 2015. Fez uma participação em "Flor do Caribe", em 2013 como Ester (Grazi Massafera) na juventude. Em 2017, já na Record TV, atuou em "Apocalipse", em "O Sétimo Guardião", como a Diana e atualmente está no ar no elenco da novela Gênesis, da RecordTV, interpretando o papel de Sara.

Deixar um comentário