01/03/2021 09h30 - Atualizado em 01/03/2021 09h30

01 de março na história: o fim da Guerra dos Farrapos e o último show de Nirvana com Kurt Cobain

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução
01 de março na história: o fim da Guerra dos Farrapos e o último show de Nirvana com Kurt Cobain

1565 - Era fundada por Estácio de Sá a cidade do Rio de Janeiro. A partir do século XIX (19), com a chegada da família real portuguesa, a Cidade Maravilhosa exerceu papel de protagonista no cenário brasileiro. É um dos mais importantes centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecido por diversos ícones, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, Copacabana, o Carnaval, a bossa nova e o samba.

1845 - Assinatura do Tratado de Poncho Verde marcava o final da Revolução Farroupilha, mais longo movimento de revolta civil brasileira. Guerra dos Farrapos, como também ficou conhecida, iniciou em 20 de setembro de 1835 e se estendeu por 10 anos. O fim da Revolução Farroupilha se deu após a assinatura do Tratado de Poncho Verde. O nome se dá em razão da região onde o tratado foi assinado, que se chamava de “Ponche Verde”, onde hoje tem como sede o município de Dom Pedrito, na Região Sul do estado.

1904 – Nascia o músico norte-americano Glenn Miler. Glenn era trompetista e líder de uma das mais populares bandas da época do swing. Miller formou sua banda no final da década de 30 e, com as transmissões de TV na época, ganhou uma exposição nacional para milhares de fãs. No dia 16 de dezembro de 1944, o músico viajava de Londres para Paris quando seu avião desapareceu e nunca mais foi encontrado.

1919 - Nascia João Goulart, ex-presidente do Brasil. Neste dia nascia, na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, o ex-presidente brasileiro João Goulart. Passados 20 anos, estava envolvido com a política e chegou à presidência da república, assumindo o cargo após a renúncia de Jânio Quadros. Seu governo foi marcado por uma grave crise política e social, que resultou na sua deposição, em abril de 1964. Identificado como um político simpatizante ao movimento comunista, Jango sofreu oposição do Exército que, com um golpe de estado, instaurou o regime militar no Brasil. Ele morreu no dia 6 de dezembro de 1976, em sua fazenda, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

1923 - Morria, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Ruy Barbosa, político, jurista, diplomata, escritor e tradutor. Nascido no dia 5 de novembro de 1849, ele também foi político de destaque. Ocupou os cargos de deputado, senador, ministro da Fazenda e foi duas vezes candidato a presidência da república. Grande estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, presidindo a instituição entre 1908 e 1919. Exerceu um papel importante na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial.

1969 - Jim Morrison causava confusão em um show do The Doors em Miami. Neste dia, durante um show no Dinner Key Auditorium, Jim Morrison protagonizou o que ficou conhecido como o “Incidente de Miami”. Os eventos polêmicos daquela noite levaram à prisão do líder do grupo, quatro dias depois, por comportamento lascivo e atentado ao pudor. Segundo boatos e teorias acerca do que aconteceu nesse dia, Morrison subiu ao palco bêbado e começou a tirar a roupa e a gritar, causando um grande alvoroço nos milhares de espectadores. O cantor foi sentenciado a seis meses de prisão com trabalhos forçados e a pagar uma multa de 500 dólares, mas faleceu antes de cumprir a pena.

1994 - O Nirvana fazia o seu último show antes do suicídio de Kurt Cobain. A apresentação foi em um terminal de um aeroporto de Munique, na Alemanha com capacidade para 3 mil pessoas. A energia acabou durante o show e a banda improvisou um set acústico, incluindo uma versão de My Best Friend's Girl, do The Cars.

1998 — Titanic se tornava o primeiro filme a ganhar mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo. Titanic é um filme trágico, um drama onde se mistura o romance, que serve de fio condutor à tragédia, e a ação, em que os efeitos especiais ocupam o lugar de honra. Baseado em fatos reais, retrata o desastre marítimo, ocorrido no início do século XX, que deixou marcas profundas na história deste século. Titanic ganhou 11 estatuetas no Oscar, sendo um dos filmes que mais levou estatuetas para casa.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Proteção Civil

Dia Mundial de Zero Discriminação

Aniversariantes

Justin Bieber – 27 anos - Justin Drew Bieber é um cantor, compositor, e ator canadense. Em 2007, seus vídeos de apresentações covers foram vistas no YouTube por Scooter Braun, que tornou seu agente e o levou para a cidade de Atlanta (Geórgia), para reunir-se com o cantor Usher. Em seguida Bieber assinou contrato com a Island Records, iniciando carreira profissional em 2009, após concluir o primeiro grau escolar. O primeiro single, "Baby", que conta com a participação do rapper Ludacris alcançou o top 5 em mais de dez países e a primeira posição na França. Recebeu o certificado de Platina tripla pela venda de quase quatro milhões de cópias e, Ouro na Nova Zelândia e Austrália.

Kesha – 34 anos - Kesha Rose Sebert é uma cantora, compositora e atriz estadunidense. Sua descoberta veio no início de 2009 depois de ter sua voz na canção "Right Round", do rapper Flo Rida. O primeiro álbum de Kesha, Animal, lançado em janeiro de 2010, liderou as tabelas do Canadá, Grécia e Estados Unidos, tendo estreado no número um da Billboard 200. O álbum vendeu 152 mil cópias, em sua semana de estreia e gerou quatro singles, sendo "Tik Tok" o single de estreia.

Ana Hickmann – 40 anos - Ana Lúcia Hickmann Corrêa é uma apresentadora, modelo e empresária brasileira. Atualmente, apresenta o programa Hoje em Dia, da TV Record. Foi eleita pela revista GQ Itália uma das 10 mulheres mais bonitas do mundo em 2001. Também é famosa por suas pernas de 1,20 cm, recorde que foi registrado no Guinness Book.

Leão Lobo – 64 anos - Leão Nicola Lobo é um jornalista, apresentador de televisão, radialista, ator e blogueiro brasileiro. Em 1984, surgiu o primeiro convite para participar de programas de televisão. A estreia definitiva na TV veio com o programa Mulheres, na TV Gazeta, em 1990, no qual permaneceu por várias fases até 2001. Já passou também pela RedeTV!, CNT e Band, onde ficou até 2020. No início de 2021 foi contratado pela TV Gazeta, a princípio para cobrir férias dos apresentadores dos programas Revista da Manhã e Fofoca. Em fevereiro foi efetivado para os mesmos.

Jorge Aragão – 69 anos - Jorge Aragão da Cruz é um cantor, sambista, compositor brasileiro. O compositor foi corneteiro da Aeronáutica, carregador de geladeiras, vendedor de uma marca de calçados, técnico de ar condicionado e atuou até cronometrando corrida de motos. Poucos sabem, mas Jorge Aragão chegou a fazer parte do grupo de pagode Fundo de Quintal. Ele gravou com o grupo o primeiro LP do Fundo de Quintal, mas logo depois decidiu deixar a banda para seguir carreira solo.

Roger Daltrey – 77 anos – Roger Harry Daltrey é um cantor de rock, mais conhecido como fundador e vocalista da banda britânica The Who. Além de seu trabalho com o grupo, Daltrey obteve grande êxito como artista solo e ator, participando de diversos filmes, peças de teatro e séries de televisão. Ele tem como passatempo a pesca de trutas, tendo mesmo criado uma estância turística dedicada a esta atividade.

Deixar um comentário