27/02/2021 11h11 - Atualizado em 27/02/2021 11h33

Mais de um milhão de pessoas já foram infectadas pela covid-19 no RS

Doutores esclareceram aumento de contágio em entrevista no Esquina Democrática
Por: Valesca Luz / Acústica FM - Foto: UFPel / Divulgação / Daniel Nunes / Acústica FM
Mais de um milhão de pessoas já foram infectadas pela covid-19 no RS

O integrante da pesquisa Epicovid19-RS da Universidade Federal de Pelotas, o epidemiologista, Aluisio Barros, esclareceu dados no Esquina Democrática sobre o aumento de infecções pelo coronavírus após um ano da doença. Ainda no estúdio, o doutor epidemiologista, Marcelo Mallmann, trouxe fatores que influenciam estes agravantes no Rio Grande do Sul.

Os dados do mais recente estudo apontam que 10% da população gaúcha já foi infectada pelo coronavírus no Estado. Segundo Barros, as pessoas estão se expondo mais ao vírus associado ao cansaço da população e pressão econômica. A pesquisa mostra que cerca de 1,13 milhão de pessoas já contraíram o Sars-Cov-2, mesmo que de forma assintomática: “Somente com mudança de comportamento é que a situação vai se acalmar“, afirma.

A análise dos resultados mostra que a prevalência de Covid-19 no RS é, hoje, cerca de 7,2 vezes maior em comparação com a encontrada no levantamento anterior, realizado há cinco meses da etapa atual. Em setembro, o percentual de infecção era de 1,38%, equivalente a 156,7 mil pessoas. Um novo questionário irá trazer dados de pessoas já vacinadas, a partir da décima edição da pesquisa.

O aumento da prevalência no estado veio acompanhado de uma diminuição do número de pessoas respeitando as orientações de distanciamento social. De setembro para cá, o percentual da população que relatou sair de casa diariamente aumentou de 33% para 36%. Em comparação com o primeiro levantamento, realizado no início da pandemia em abril, esse aumento foi de 21% para 36%, enquanto a proporção de pessoas que praticamente não saem de casa caiu de 22% para 10%.

Confira a entrevista:

Em trecho de entrevista na Rádio Acústica, Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, pede colaboração da população gaúcha neste momento crítico da pandemia no estado. A entrevista aconteceu durante o programa Tua Saúde, apresentado por Fábia Richter.

Deixar um comentário