23/02/2021 09h08 - Atualizado em 23/02/2021 09h08

23 de fevereiro na história: fundação da Rádio Acústica FM

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Arquivo/Acústica FM
23 de fevereiro na história: fundação da Rádio Acústica FM

1455 - Data tradicional da publicação da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro ocidental impresso com tipo móvel. Neste dia, Gutenberg concluía a produção da bíblia que iniciou em 1450. Essa Bíblia é considerada o incunábulo mais importante, pois marca o início da produção em massa de livros no Ocidente.

1901 - Era fundada na cidade de São Paulo, o Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil, entre elas, as vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, influenza sazonal, H1N1 e agora, a vacina do coronavírus. Em maio de 2010, um incêndio atingiu o Prédio das Coleções, que acabou com toda a coleção de cobras do Butantan - aproximadamente 85 mil exemplares destruindo o material coletado em mais de 100 anos.

1905 - Advogado de Chicago, Paul Percy Harris, e outros três empresários se reúnem para formar o Rotary International, o primeiro clube de serviço do mundo. O Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo (sendo em Camaquã um deles), com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.

1927 - Nascia o sambista pernambucano Bezerra da Silva. Cantor e compositor, Bezerra gravou 28 discos e ganhou 11 discos de ouro. Entre os maiores sucessos estão Malandragem dá um Tempo, regravada pelo Barão Vermelho, Candidato caô caô, regravada pelo O Rappa e Sequestraram minha Sogra. Em 2005, ano de sua morte, ele ainda participou de trabalhos com Planet Hemp, O Rappa e Velhas Virgens. Bezerra da Silva faleceu no dia 17 de janeiro, vítima de parada cardíaca, numa segunda-feira, já que sempre dizia que não queria atrapalhar o final de semana dos amigos quando morresse.

1939 - Nascia o músico Wilson Simonal. Wilson Simonal de Castro foi um cantor e compositor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970, chegando a comandar um programa na TV Tupi, Spotlight, e dois programas na TV Record, Show em Si... Monal e Vamos S'imbora, e a assinar o que foi considerado na época o maior contrato de publicidade de um artista brasileiro, com a empresa anglo-holandesa Shell.

2001 - Estação espacial MIR cai no Pacífico após 15 anos de serviços. Depois de 15 anos de serviços prestados à pesquisa espacial e à ciência, a estação espacial russa MIR caiu no Oceano Pacífico no dia 23 de março de 2001. A queda da gigantesca estrutura deixou um rastro de fogo e fumaça no céu das Ilhas Fiji em sua despedida. Destroços da estação caíram numa área chamada de "cemitério", que fica a 3 mil quilômetros ao sudoeste da costa da Nova Zelândia. Pedaços da estação se desintegraram quando ela entrou na atmosfera terrestre, mas entre 20 e 40 toneladas de metal foram para o fundo do mar.

2010 – Era fundada a Rádio Acústica FM. Neste dia, era fundada, a Rádio Acústica FM, uma emissora de rádio e geradora de conteúdo jornalístico e de entretenimento, localizada na Região Centro-Sul do Estado do Rio Grande do Sul. A Rádio Acústica FM opera na frequência 97,7MHz, com 5.000 watts de potência. A abrangência contempla ao todo 18 municípios, com população estimada em mais de 300 mil habitantes. Com uma equipe formada por mais de 20 profissionais, a Rádio Acústica FM se consolida como uma das principais emissoras do interior do Estado e a maior geradora de conteúdo próprio da região.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Rotariano

Dia da Paz e da Compreensão Mundial

Dia da Sedução

Dia nacional da pessoa Surda-Muda

Aniversariantes:

Lívian Aragão – 21 anos - Lívian Taranto Aragão é uma atriz brasileira. Iniciou sua carreira em 1999, com 8 meses de vida, como a filha de Adriana Esteves no filme O Trapalhão e a Luz Azul. Em 2003, aos quatro anos, passou a fazer figuração e pequenas aparições no programa A Turma do Didi, além de interpretar um anjo no filme Didi, o Cupido Trapalhão. Lívian é filha do segundo casamento do comediante Renato Aragão com a fotógrafa Lílian Taranto. Em 2014 seu pai teve um infarto agudo do miocárdio em meio à sua festa de 15 anos. Em 2013 começou a namorar o ator Nicolas Prattes, com quem veio a terminar em setembro de 2015.

Casemiro – 29 anos - Carlos Henrique Casimiro, é um futebolista brasileiro que atua como volante. Atualmente defende o Real Madrid. O volante iniciou a carreira conhecido como "Carlão", seu nome no aumentativo. Revelado nas categorias de base do São Paulo, Casemiro começou no clube aos onze anos.

Wellington Muniz – 48 anos - Francisco Wellington de Moura Muniz, também conhecido como Ceará, é um humorista e apresentador brasileiro. Ex-integrante dos programas Pânico na TV da Rede TV! e Pânico na Band, da Rede Bandeirantes, imita diversos personagens, sendo sua principal sátira, Silvio, paródia do apresentador e empresário Silvio Santos. Casou-se, no dia 1 de junho de 2012, com a modelo Mirella Santos e no dia 10 de agosto de 2014, nasceu sua filha Valentina. Ele já teve de colocar dez pinos de titânio e duas placas em seu punho esquerdo, após sofrer uma agressão durante uma gravação do programa Pânico na TV, em 2005.

Alexandre Borges – 55 anos - Alexandre Borges Corrêa é um ator brasileiro. Filho do diretor teatral Athanazildo Corrêa Netoe Rosalina de Moura Borges Corrêa. Ganhou destaque na TV quando interpretou o personagem cômico Danilo na novela "Laços de Família" (2000), ao lado de Juliana Paes. Também foi sucesso em "Avenida Brasil" (2012), na qual deu vida ao polígamo Cadinho, que tinha três mulheres e proporcionou muitas gargalhadas nos telespectadores. O ator foi casado com a atriz Júlia Lemmertz de 1993 a 2015. O casal tem um filho, Miguel, nascido em 1996. Alexandre já fez parte do elenco de mais de 25 filmes.

Deixar um comentário