22/02/2021 09h12 - Atualizado em 22/02/2021 09h12

22 de fevereiro na história: a morte de Américo Vespúcio e a clonagem da ovelha Dolly

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
22 de fevereiro na história: a morte de Américo Vespúcio e a clonagem da ovelha Dolly

1512 – Morria Américo Vespúcio, navegante que trabalhou a serviço de Portugal e da Coroa de Castilla, faleceu neste dia. Foi considerado o primeiro europeu a compreender que as terras descobertas por Cristóvão Colombo formavam um novo continente. Por esta razão o cartógrafo Martin Waldseemüller em seu mapa de 1507 utilizou o nome de "América" em sua homenagem como designação para o Novo Mundo.

1989 – Foi criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido pelo acrônimo IBAMA. É o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente, e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais. Também cabe a ele conceder licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.

1997 – Clonagem da ovelha Dolly era divulgada para o mundo. A divulgação na Revista Nature de que uma ovelha havia sido clonada surpreendeu a comunidade científica e o mundo. Trata-se de Dolly, que nasceu no ano anterior, gerada a partir da célula mamária de uma outra ovelha. Os responsáveis pelo experimento foram os professores Ian Wilnut e Keith Campbell, do Roslin Institute, da Escócia.

1998 - O filme Central do Brasil, de Walter Salles, foi agraciado com o prêmio Urso de Ouro no 48º Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha. Fernanda Montenegro, que interpreta uma professora, levou a estatueta de melhor atriz. Reconhecido também pelo Júri Ecumênico, Central do Brasil foi a obra que levou mais prêmios no balanço final do festival.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Escotismo

Dia Internacional do Maçom

Aniversariantes

Débora Falabella – 41 anos - Débora Lima Falabella é uma atriz brasileira. Conhecida por interpretar Estrela em Chiquititas, a Sinhá Moça em Sinhá Moça, Nina/Rita em Avenida Brasil, Irene em A Força do Querer, entre outros sucessos. Também por seus memoráveis papéis no cinema brasileiro, tais como Paco em 2 Perdidos numa Noite Suja, Lisbela em Lisbela e o Prisioneiro, Carolina em A Dona da História, Luísa em Primo Basílio e Claudia em O Filho Eterno. Em 2012, nas gravações de Avenida Brasil, começou a namorar com Murilo Benício, tendo ambos ido viver juntos após três meses de namoro. A assessoria da atriz confirmou sua separação de Murilo no dia 6 de maio de 2019. Os dois viveram juntos por 7 anos. Em outubro de 2019, assumiu o namoro com o ator Gustavo Vaz.

Drew Barrymore – 46 anos - Drew Blyth Barrymore é uma atriz, produtora e diretora norte-americana. Integrante mais jovem da célebre família Barrymore, apareceu pela primeira vez em um anúncio quando tinha onze meses de vida. É famosa por filmes de comédia, sendo a protagonista de “Como Se Fosse a Primeira Vez”. De 2017 a 2019, Drew protagonizou a série original da Netflix, Santa Clarita Diet.

Juninho Paulista – 48 anos - Oswaldo Giroldo Júnior é um ex-futebolista brasileiro, com passagens por São Paulo, Vasco, Flamengo e Palmeiras. Atualmente é coordenador de Futebol da CBF. Meia habilidoso, Juninho integrou a seleção brasileira que foi pentacampeã mundial na Copa do Mundo de 2002. Começou sua carreira no Ituano, em 1992.

Marcos Caruso – 69 anos - Marcos Vianna Caruso é um autor, diretor e ator brasileiro. Autor de telenovelas, peças teatrais e roteiros para cinema. Diretor de teatro e televisão. Seu primeiro trabalho como autor, foi uma adaptação de uma obra de Monteiro Lobato para um programa da Rede Globo. Foi casado, durante vinte anos, com a atriz Jussara Freire, mãe dos seus dois filhos. Os dois interpretaram um casal na novela das seis Coração de Estudante em 2002.

Paulo Henrique Amorim – 77 anos - é um jornalista, blogueiro, empresário e apresentador de TV brasileiro. Paulo Henrique Amorim atua no ramo de jornalismo desde 1961. Atualmente, escreve para diversos jornais e revistas do país, mantém o blogue Conversa Afiada. Entre 2006 e 2019, foi apresentador e repórter do Domingo Espetacular pela RecordTV.

Aracy Balabanian – 81 anos - Aracy Estér Balabanian é uma atriz brasileira. Entre os seus papéis de maior destaque estão a dona Armênia ("Rainha da Sucata", 1990, e "Deus nos Acuda", 1992), Filomena ("A Próxima Vítima", 1995, que lhe rendeu os troféus Imprensa e da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Cassandra ("Sai de Baixo", 1996 e 2013). Foi vista também no cinema e no teatro. Em 2019, é homenageada no Prêmio CinEuphoria pelo conjunto da obra.

Lexa – 25 anos - Léa Cristina Lexa Araújo da Fonseca é uma cantora, apresentadora, rainha de bateria e compositora brasileira. Ela foi descoberta por produtores locais e ganhou projeção nacional com seu primeiro single, a canção "Posso Ser", lançada em dezembro de 2014. A canção se tornou uma das mais executadas nas rádios brasileiras em 2015. Em setembro de 2015, a cantora lançou seu álbum de estreia, intitulado Disponível, que gerou cinco singles: "Posso Ser", "Para de Marra", "Disponível", "Pior que Sinto Falta" e "Fogo na Saia".

Deixar um comentário