19/02/2021 09h11 - Atualizado em 19/02/2021 09h11

19 de fevereiro na história: a morte de Bon Scott e a primeira transmissão de TV em cores no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução
19 de fevereiro na história: a morte de Bon Scott e a primeira transmissão de TV em cores no Brasil

1473 - Nascia o polonês Nicolau Copérnico. Foi cônego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrônomo e médico. Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.

1878 - Thomas Edison patenteava o fonógrafo. A tecnologia que tornou o negócio da música moderna possível surgiu em laboratório de Nova Jersey, onde Thomas Alva Edison criou o primeiro dispositivo que gravava e reproduzia o som – o fonógrafo. O documento falava de uma técnica específica para a captura do som – em cilindros cobertos com papel-alumínio. Em seguida, esse invento foi melhorado pelas mãos de Alexander Graham Bell, que desenvolveu um fonógrafo com base na gravação de um cilindro de cera, uma melhoria significativa, que resultou no sucesso na comercialização das músicas gravadas na década de 1890.

1954 - Nascia o ex-jogador de futebol Sócrates. Ele era formado em Medicina e, por isso, chamado de Doutor Sócrates pela torcida do Corinthians. Sócrates morreu em dezembro de 2011, aos 57 anos, vítima de uma infecção generalizada. Ele ainda foi técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo, além de, eventualmente, atuar como músico, ator e produtor teatral. Dentro dos gramados, Sócrates é considerado um dos melhores jogadores do Brasil e, segundo a FIFA, um dos melhores do mundo.

1972 - Foi realizada a primeira transmissão pública de TV em cores no Brasil, na Festa da Uva, em Caxias do Sul. O então Presidente Médici inaugurou o evento, que teve transmissão comandada pela TV Difusora de Porto Alegre, e difundida pela Embratel para todo o Brasil. Depois desta transmissão, as emissoras se ajustaram ao novo padrão e, em março do mesmo ano, elas inauguraram suas programações coloridas. Como boa parte das pessoas não tinha o aparelho de televisão a cores, muitos se reuniram na frente das lojas de eletrodomésticos para acompanhar a novidade.

1980 - Morria Bon Scott, vocalista e compositor da banda de rock australiana AC/DC. Bon Scott foi o 2º vocalista dos AC/DC. O 1º se chamava Dave Evans. Após sua morte, Brian Johnson assumiu o vocal. Antes de substituir Dave Evans nos vocais do AC/DC, era motorista de vans. Sua morte até hoje não foi bem explicada, Scott saiu em uma noite para beber com os amigos, algo que fazia costumeiramente e voltou para casa bêbado deitado no banco de trás de um desses amigos. O amigo não conseguindo acordá-lo, deixou ele dormindo no banco de trás e somente pela manhã, notou que Bom estava morto. Nos jornais da época foi noticiado que o músico teria se sufocado com o próprio vômito e que a baixa temperatura da madrugada e suas constantes crises de asma colaboraram para a tragédia daquela fria manhã. Em 2006, a revista Hit Parader colocou Scott como o quinto melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos.

2008 - Fidel Castro deixou o poder de Cuba para seu irmão, Raul Castro. Cinco dias depois, Fidel anunciou que não aceitaria novamente, se eleito, o cargo de Chefe de Estado. Último líder histórico do comunismo, Fidel, de 81 anos, anunciou a renúncia após quase 19 meses de convalescença de uma grave doença de origem intestinal. Fidel Castro morreu em Havana na noite de 25 de novembro de 2016, aos 90 anos. A morte do líder cubano foi anunciada pela TV estatal cubana.

2016 - Morria o filósofo e escritor italiano Umberto Eco. Neste dia, morria em Milão, na Itália, Umberto Eco, escritor, filósofo, linguista, semiótico e bibliófilo. Além de lecionar em universidades como Bolonha, Columbia, Harvard, College de France e Toronto, ele também já colaborou em diversos periódicos acadêmicos. Ele foi autor de vários romances como "O Nome da Rosa" e "O pêndulo de Foucault". No cenário acadêmico, na década de 1960, ficou conhecido pelos seus estudos sobre a cultura de massa. A partir da década de 1970, passou a centrar seu foco quase que exclusivamente da semiótica.

2020 - Cineasta e ator José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morria aos 83 anos. Ele estava internado em um hospital devido a uma broncopneumonia. O artista ficou famoso por ter criado e interpretado o personagem Zé do Caixão, ícone dos filmes de terror. Nos anos 2010, comandou o programa de entrevistas O Estranho Mundo de Zé do Caixão, no Canal Brasil. Em 2015, um canal por assinatura fez uma minissérie biográfica sobre Mojica, intitulada Zé do Caixão, na qual o cineasta foi interpretado por Matheus Nachtergaele.

Que dia é hoje?

Dia do Esportista

Aniversariantes

Marta (Jogadora de futebol) – 35 anos - Marta Vieira da Silva é uma futebolista brasileira que atua como atacante ou meia-atacante. Atualmente, joga pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos. Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva. Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Evandro Mesquita – 68 anos - Evandro Nahid de Mesquita é um cantor, compositor e ator brasileiro conhecido por ser vocalista da banda Blitz. Participou de telenovelas e filmes, em geral fazendo o papel do típico carioca: surfista, esperto, charmoso, paquerador e malandro. Atualmente, trabalha como produtor, diretor e roteirista de filmes, peças e discos. Teve grande destaque com o personagem "Paulão da Regulagem" no seriado A Grande Família da Rede Globo.

Millie Bobby Brown – 17 anos - Millie Bobby Brown é uma atriz e cantora britânica nascida na Espanha. A atriz ganhou reconhecimento mundial e aclamação da crítica por seu papel como Onze na série de televisão Stranger Things da Netflix. Em 2018, Brown tornou-se a pessoa mais jovem a aparecer na lista das cem pessoas mais influentes do mundo da revista Time e a pessoa mais jovem a ser nomeada como Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF.

Deixar um comentário