17/02/2021 09h02 - Atualizado em 17/02/2021 09h05

17 de fevereiro na história: a introdução do Windows 2000 e a morte de Darcy Ribeiro

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
17 de fevereiro na história: a introdução do Windows 2000 e a morte de Darcy Ribeiro

1600 - Condenado por heresia, Giordano Bruno é queimado na fogueira em Roma. O teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano italiano havia sido condenado pelo tribunal da Inquisição Romana. Seu julgamento durou oito anos. Ele foi acusado de negar várias doutrinas católicas, incluindo a danação eterna, a Santíssima Trindade, a divindade de Cristo e a virgindade de Maria. No ano 2000, o cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano, disse que a Igreja "lamenta" que tenha recorrido à violência no caso de Bruno, mas ressaltou que seus escritos eram "incompatíveis" com o pensamento cristão e que, portanto, ele ainda é considerado um herege.

1972 - Fusca ultrapassava o Ford T como o carro mais vendido do mundo. Nesse dia, o fusca da Volkswagen de número 15.007.034, saía da linha de montagem, quebrando um recorde na produção mundial de carros detida por mais de quatro décadas pelo icônico Modelo T da Ford Motor Company, que foi produzido de 1908 a 1927. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.

1997 - Morria Darcy Ribeiro, antropólogo, político e escritor. Darcy Ribeiro atuou, inicialmente, na área da antropologia e depois passou a trabalhar com educação. Com apenas 29 anos, tornou-se ministro da Educação, em 1962, durante o governo João Goulart. Foi ministro-chefe da Casa Civil. Ainda na carreira política, ocupou o cargo de vice-governador do Rio de Janeiro, em 1982, foi secretário de Cultura, coordenador do Programa Especial de Educação e senador, de 1991 até sua morte, em 1997. Ele faleceu após mais de 20 anos de luta contra um câncer.

2000 - Microsoft introduzia no mercado o Windows 2000. O sistema operativo da Microsoft, foi posto em circulação em 2000 com uma mudança de nomenclatura para seu sistema NT. Assim, o Windows NT 5.0 passou a se chamar Windows 2000. Este sistema foi a primeira tentativa da Microsoft de unir sua versão MS-DOS (Windows 95, 98, ME) e a NT (3.51, 4) apesar de que a fusão definitiva chegaria com o Windows XP. Esta versão teve muito sucesso em empresas, entretanto entre os usuários domésticos não teve o mesmo êxito.

Aniversariantes:

Paris Hilton – 39 anos - Paris Whitney Hilton é uma atriz, socialite, modelo, cantora, DJ,empresária e autora norte-americana. A moça cresceu em Berverly Hills e sempre se aproveitou de seu status de "um bom partido" frequentando os melhores eventos da sociedade. Em 2003, a loira estreou o programa "The Simple Life", ao lado de Nicole Richie, filha adotiva de Lionel Richie. O programa foi um grande sucesso, já que mostrava as duas "patricinhas" levando uma vida normal em um hambiente de fazenda. O reality durou 5 anos. Paris aproveitou e lançou um perfume, jóias e até escreveu uma biografia, mesmo tendo somente 24 anos.

Isis Valverde - Isis Nable Valverde é uma atriz brasileira. Estreou na TV como a Ana do Véu, na novela "Sinhá Moça", 2006. A identidade da atriz foi mantida em segredo durante a trama até ser revelada. Ela também ficou associada à figura mística das sereias por seus papéis na minissérie O Canto da Sereia e na novela A Força do Querer.

Ed Sheeran – 30 anos - Edward Christopher Sheeran é um cantor, compositor, produtor, e ator britânico. No início de 2011, Sheeran lançou um extended play independente, que chamou a atenção de Elton John e Jamie Foxx. Ele, em seguida, assinou contrato com a Asylum Records. É compositor de músicas de sucesso como "Photograph", "Thinking Out Loud" e "Shape Of You". Se diz influenciado por todo tipo de música e chegou a cantar na igreja quando criança.

Deixar um comentário