11/02/2021 08h44 - Atualizado em 11/02/2021 08h44

11 de fevereiro na história: o nascimento de Thomas Edison e a morte de Ricardo Boechat

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução
11 de fevereiro na história: o nascimento de Thomas Edison e a morte de Ricardo Boechat

1650 - Morria René Descartes, filósofo francês. Considerado o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", René Descartes morria em Estocolmo, na Suécia, aos 53 anos. Ele foi um filósofo, físico e matemático francês. Ganhou fama por conta do seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência e por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, criando a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. É considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, teve início o racionalismo da Idade Moderna.

1847 - Nascia o inventor Thomas Alva Edison. Ele foi um importante inventor e homem de negócios dos Estados Unidos. Entre suas mais importantes invenções estão: o fonógrafo (primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons), a lâmpada incandescente (primeira forma de geração de luz a partir de energia elétrica), e em parceria com J.P. Morgan, fundou a General Electric (famosa empresa transnacional de eletrodomésticos). É considerado como uma das mais importantes mentes inventoras do século XX, com mais de mil patentes, o que significou uma transformação na atividade de inventar, desde um simples entretenimento à criação de uma empresa.

1963 - Beatles lançam o primeiro álbum Please Please Me. Neste dia começaram os trabalhos no estúdio para gravar o primeiro álbum Please Please Me. O disco foi lançado pouco mais de um mês depois, em 22 de março. O álbum é composto por 14 canções e foi gravado todo no mesmo dia, quase como um trabalho ao vivo. A música-título do disco chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso da Inglaterra.

1990 - Nelson Mandela era libertado da prisão. Ele foi preso no dia 5 de agosto de 1962 por sair da África do Sul sem passaporte. Enquanto Mandela estava preso, no ano seguinte, a polícia invadiu seu antigo esconderijo e apreendeu papéis e anotações comprometedoras. Ele ficou isolado do mundo, sem acesso às notícias ou visitas frequentes. Com formação acadêmica em Direito, ele prestou ao longo da sua vida serviços à humanidade e defendeu os direitos humanos. Ele morreu no dia 5 de dezembro de 2013, em Johanesburgo, na África do Sul, vítima de problemas pulmonares contra os quais estava lutando havia muito tempo.

2016 – Foram detectadas as ondas gravitacionais, fenômeno previsto por Einstein. Cientistas do projeto Ligo anunciaram um achado histórico: a detecção de ondas gravitacionais, fenômeno previsto pelo físico Albert Einstein há 100 anos, mas que nunca havia sido observado. As ondas foram detectadas em setembro de 2015, mas o anúncio da descoberta ocorreu somente neste dia histórico. Essas ondas são "distorções ou dobras no espaço e no tempo" provocadas por dois objetos com massas enormes interagindo entre si.

2019 – O jornalista Ricardo Boechat morria aos 66 anos, em um acidente de helicóptero. Ele foi vítima de uma queda de helicóptero na cidade de São Paulo. A aeronave caiu em cima de um caminhão no quilômetro 7 do Rodoanel, próximo ao acesso à rodovia Anhanguera. O jornalista foi ganhador de três prêmios Esso. Nos últimos anos, Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM, além de ser colunista da revista IstoÉ. Além de Boechat, o piloto do helicóptero também morreu.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Enfermo (Esta data, de origem religiosa, tem o objetivo de apelar para a sociedade e comunidade mundial por melhores condições de tratamento e atenção às pessoas doentes, seja nos hospitais, postos de saúde ou mesmo em casa).

Dia do Zelador

Aniversariantes:

Jennifer Aniston – 52 anos - Jennifer Joanna Aniston é uma atriz, diretora e produtora norte-americana. A Rachel de "Friends", nasceu na Califórnia. Participou de filmes como “Esposa de Mentirinha”, “Marley e Eu”, “Encontro com o Destino”, “Família do Bagulho” ente outros. Em 15 de Outubro de 2019, Jennifer "quebrou" a internet após criar um perfil oficial no Instagram, chegando a marca de 1 milhão de seguidores em 5 horas.

Taylor Lautner – 28 anos - Taylor Daniel Lautner é um ator norte-americano. É mais conhecido por interpretar Jacob Black nas cinco adaptações cinematográficas da saga Crepúsculo. Ele pratica karatê desde os seis anos de idade e aos sete, começou a participar, com vitórias, em várias competições locais, nacionais e internacionais. O ator participou ainda de sucessos como “Gente Grande”, “Gente Grande 2”, “Sem Saída”, “Doze É Demais”.

Sérgio Mendes – 80 anos - Sérgio Santos Mendes é um músico e compositor brasileiro de bossa nova. Sérgio Mendes começou com o Sexteto Bossa Rio, gravando "Dança Moderna" em 1961. Foi nos EUA que começou o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66, alcançando sucesso lançando a canção, "Mas que Nada" de Jorge Ben Jor, em versão bossa nova.

Deixar um comentário