10/02/2021 10h24 - Atualizado em 10/02/2021 10h24

10 de fevereiro na história: a morte de Francesco Matarazoo e o nascimento de Cauby Peixoto

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Biblioteca Nacional
10 de fevereiro na história: a morte de Francesco Matarazoo e o nascimento de Cauby Peixoto

1912 – Morria o Barão do Rio Branco diplomata e empresário brasileiro. Ele era professor, político, jornalista, diplomata, historiador e biógrafo. Sua morte aconteceu aos 66 anos por conta de problemas renais. O barão teve um papel decisivo para a definição das fronteiras do Brasil. Quando estava na pasta das Relações Externas, enfrentou a discussão com a Bolívia sobre o Acre, território que passou a ser brasileiro. Foi eleito Presidente Perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras.

1931 - Nascia o cantor Cauby Peixoto. Cauby Peixoto Barros, era um cantor de música popular brasileira, conhecido pela sua voz grave e aveludada e também pelo estilo excêntrico das suas roupas e do seu cabelo. Ele chegou a ser considerado pelas revistas Time e Life como “O Elvis Presley brasileiro”. Cauby Peixoto morreu na noite de 15 de maio de 2016, aos 85 anos, em São Paulo, por volta das 23h50. Ele estava internado para tratar de uma pneumonia.

1937 – Morria Francesco Matarazoo, um dos maiores industriais da história brasileira. O empresário deixou sua marca na história por ter fundado o maior complexo industrial da América Latina. O complexo de empresas do Conde chegou a contar com mais de 200 fábricas. O empreendedor também era dono de um banco, de uma frota de navios, de um terminal no porto de Santos e de duas locomotivas que transportavam seus produtos. Matarazzo também possuía um grande número de propriedades, entre elas uma mansão na avenida Paulista. Após sua morte, os negócios da família foram assumidos por Francisco Matarazzo Júnior, o penúltimo dos 13 filhos, que ficou à frente dos negócios por quatro décadas.

1980 – Era fundado o Partido dos Trabalhadores. Com mais de 1,5 milhão de filiados, o PT é o segundo maior partido político do Brasil, atrás somente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Seus representantes mais notórios são Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O partido possui como símbolo a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro e o seu código eleitoral é o 13. O partido foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.

1994 - Era criada a Agência Espacial Brasileira. A Agência Espacial Brasileira (AEB) tem por objetivo promover o desenvolvimento das atividades espaciais brasileiras de forma descentralizada. Trata-se de uma autarquia do governo brasileiro, de natureza civil, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A AEB atua na coordenação central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE).

1996 – Kasparov perdia uma partida de xadrez para um computador. O campeão mundial de xadrez Gary Kasparov perdeu o primeiro jogo de uma série de seis contra o Deep Blue, um computador da IBM capaz de avaliar 200 milhões de movimentos por segundo. O confronto durou três horas. No final, porém, o homem venceu a máquina: Kasparov superou Deep Blue no jogo com três vitórias e dois empates e levou para casa o prêmio de US$ 400 mil. Estima-se que 6 milhões de pessoas em todo o mundo acompanharam o jogo pela internet.

Aniversariantes:

Marcelo Serrado – 54 anos - Marcelo Magalhães Serrado é um ator, autor, produtor e diretor brasileiro. Formado pela Casa de Arte das Laranjeiras (CAL), em 1985, fez sua estreia na TV em 1987, na novela "Corpo Santo", da TV Manchete. O seu papel de maior destaque foi em 2011 onde interpretou o personagem Clodoaldo, ou Crô, mordomo de Teresa Cristina (Christiane Torloni). É pai de Catarina, fruto de seu relacionamento com a atriz Rafaela Mandelli.

Daiane dos Santos – 38 anos - Gaúcha de Porto Alegre, Daiane Garcia dos Santos é uma ex-ginasta brasileira, que competiu em provas de ginástica artística e que tem 9 medalhas de Ouro em etapas de copa do mundo Daiane foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Daiane possui ainda dois movimentos nomeados após ser a primeira ginasta no mundo a realizá-los: o duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e a evolução deste primeiro: o duplo twist esticado, ou Dos Santos II.

Henri Castelli – 43 anos - Henri Lincoln Fernandes Nascimento é um ator brasileiro. Antes de ser ator, trabalhou em outras atividades, como garçom. Foi contratado em 1998 pela TV Globo para participar da minissérie "Hilda Furacão". Dois anos depois, conquistou seu primeiro papel, do Dino, de "Esplendor". Seu último trabalho foi na 27ª temporada de “Malhação: Toda Forma de Amar” onde interpreta Carlos Madureira.

Vanessa da Mata – 45 anos - Vanessa Sigiane da Mata Ferreira é uma cantora, compositora e escritora brasileira. Lançou sete álbuns e dois CD'S/DVD's ao Vivo, este último gravado em Paraty (RJ). Entre os grandes sucessos de sua discografia estão "Não me deixe só", "Ainda Bem", "Ai, Ai, Ai", " e mais recentemente "Segue o Som". Seu primeiro romance A Filha das Flores foi lançado em 2013 e já teve reedições em Portugal, México e Alemanha.

Fiorella Mattheis – 33 anos - Fiorella Gelli Mattheis é uma atriz, modelo e apresentadora brasileira. Ficou conhecida por interpretar Vivian Pimenta na décima-quarta temporada da novela teen Malhação e a Velna no humorístico Vai que Cola, do Multishow. Fiorella é também graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro desde 2013. Atulamente estava namorando o herdeiro do Grupo Globo Roberto Marinho Neto.

Deixar um comentário