10/02/2021 09h11 - Atualizado em 10/02/2021 11h55

Queda de granizo causa prejuízo na região de Camaquã

Mais de 100 produtores da região notificaram perdas nas últimas 24h
Por: Gil Martins/Acústica FM - Fotos: Ouvintes/Acústica FM
Queda de granizo causa prejuízo na região de Camaquã

A queda de granizo que caiu na região de Camaquã nesta terça-feira (09), trouxe um rastro de prejuízo para produtores rurais. Somente nas últimas 24h, mais de 100 produtores rurais da região.

- TOQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP GRATUITAMENTE

As precipitações ocorreram em Camaquã, na região da localidade de Santa Auta. Tambem há registros nas cidades de Chuvisca, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo, Sertão Santana, Mariana Pimentel e São Jerônimo. Além das lavouras, danos ocasionados pelo granizo, ocorreram em galpões e residências das propriedades rurais.

Na manhã desta quarta-feira (10), o Inspetor do Departamento de Mutualidade da Afubra, Gilson Peglow, disse em entrevista para a Rádio Acústica, que a maioria dos produtores de tabaco já realizou a colheita, mesmo assim, alguns ainda estão colhendo as folhas da parte cima. Peglow também detalhou que culturas como o milho e a soja, também tiveram prejuízos.

- Toque aqui e veja o vídeo que mostra a queda de granizo na localidade de Santa Auta, no interior de Camaquã

Equipes da Afubra percorrem as mais diversas localidades do interior, pretsando auxílio aos seus associados que foram atingidos pelo temporal. Profissionais de unidades da Afubra de outras cidades, foram chamados para agilizar o processo.

Segundo o profissional, alguns produtores, sabendo da expectativa de seca e possibilidade de granizo para estes primeiros meses do ano, optaram por plantar o tabaco mais cedo, evitando assim, que as condições climáticas afetassem o bom desempenho das lavouras. Gilson também salientou que o clima ainda é de alerta, tendo em vista que os prognósticos climáticos, apontam para a possibilidade de novas incidências de granizo na região, nesta semana.

Ouça a entrevista na íntegra:

Queda de granizo causa prejuízo na região de Camaquã
Queda de granizo causa prejuízo na região de Camaquã
Queda de granizo causa prejuízo na região de Camaquã

Deixar um comentário