09/02/2021 09h31 - Atualizado em 09/02/2021 09h31

09 de fevereiro na história: o nascimento de Carmen Miranda e a passagem do Cometa Halley

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Domínio Público
09 de fevereiro na história: o nascimento de Carmen Miranda e a passagem do Cometa Halley

1909 - Nascia a cantora e atriz Carmen Miranda. Polêmica para a época, ela estreou na Broadway em 1939. Também atuou em vários filmes em Hollywood, participou de programas de televisão, casas noturnas, cassinos e teatros. Com seus trajes exóticos e sapatos plataforma, brilhava nos palcos com repertório de rumbas e marchinhas de carnaval. Carmem Miranda chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Ela bebia e fumava bastante, o que potencializava o efeito dos remédios. Com a saúde debilitada, ela morreu vítima de um ataque cardíaco fulminante em sua casa em Los Angeles, aos 46 anos, no dia 5 de agosto de 1955.

1946 - Morria Júlio Prestes, presidente eleito que nunca tomou posse. Foi o último presidente do Brasil na República Velha, mas não assumiu o cargo, impedido pela Revolução de 1930, de Getúlio Vargas. Em 1929, foi indicado por Washington Luís à sucessão presidencial, candidatou-se à presidência em 1930. A indicação desagradou a Minas Gerais, pois era esperada a indicação de um político mineiro para manter a alternância de poder entre São Paulo e Minas, na chamada política “café com leite”.

1964 - Morria o radialista, compositor, cronista esportivo e político mineiro Ary Barroso. Foi um compositor brasileiro de música popular. Ficou famoso por seus sambas, sendo conhecido como autor de Aquarela do Brasil, considerada uma expressão dos chamados “samba-exaltação”, foi também indicado ao Oscar de melhor canção original com a música Rio de Janeiro do filme Brasil (1944). Durante sua carreira, compôs cerca de 500 músicas. Ary Barroso também ficou conhecido pela sua carreira como locutor e cronista de esporte. Com estilo pitoresco, ele soprava uma gaita-de-boca toda vez que um gol era marcado durante os jogos. Além disso, não fazia questão de esconder que era torcedor do Flamengo, seu clube de coração.

1964 — Os Beatles faziam a sua primeira aparição na televisão americana no The Ed Sullivan Show. Foi a maior audiência na época, 73 milhões de televisores ligados, superado apenas pela ida do homem à Lua. Continua sendo, ainda hoje, umas das maiores audiências da televisão nos Estados Unidos. 'The Ed Sullivan Show' foi um programa de auditório exibido pela rede de televisão CBS e apresentado por Ed Sullivan. O show ia ao ar aos domingos, às 20 horas.

1967 - Governo Militar sancionava a Lei de Imprensa que restringia a liberdade de expressão no Brasil. Com a entrada em vigor desta lei, pelas novas regras, todos os programas exibidos na televisão deveriam apresentar na tela, antes do início, uma autorização rubricada pelos censores. De acordo com o texto, jornalistas e veículos de comunicação poderiam ser punidos e multados se publicassem algo que ofendesse a “moral e os bons costumes”, especialmente se o alvo fosse alguma autoridade. Em caso de vigência do estado de sítio, o governo iria enviar agentes às redações de jornais, rádios e TV para fazer a censura prévia.

1986 – Cometa Halley aparecia pela última vez no Sistema Solar interno. O Halley é o único cometa de curto período que é regularmente visível a olho nu da Terra, e o único cometa a olho nu a aparecer nos céus duas vezes durante uma só geração humana. Seu retorno à Terra está marcado para 28 de julho de 2061.

Aniversariantes:

Tânia Mara – 38 anos - Tânia Mara Araújo Almeida é uma cantora, compositora, atriz e apresentadora brasileira. Dedicou um período de quatro anos realizando shows. Assinou um novo contrato com a EMI Music para gravar três CDs, em setembro de 2005. O hit foi a música "Louca Paixão", integrando a trilha sonora da novela "América", de Gloria Perez. Em outubro de 2006, Tânia Mara lançou o quarto CD, que ganhou destaque na trilha de "Páginas da Vida", novela de Manoel Carlos, com a música "Se Quiser", que lhe rendeu prêmios como o "Troféu Imprensa" de Melhor Música.

Ânderson Polga – 42 anos – Gaúcho de Santiago, Ânderson Corrêa Polga é um ex jogador de futebol brasileiro que atuava como zagueiro. Ânderson Polga iniciou sua carreira profissional no Grêmio jogando na posição de volante. Anderson atuou pouco pela Seleção Brasileira: foram 11 jogos e 3 gols, sendo titular em uma partida no mundial e saindo aplaudido quando substituído. O zagueiro jogou na Seleção entre 2002 e 2003; depois disso, nunca mais retornou a Seleção Brasileira.

Julia Dalavia – 23 anos – É uma atriz brasileira. Iniciou sua carreira artística como modelo, estrelando diversas campanhas publicitárias de marcas conhecidas e aparecendo em comerciais e revistas. Nos anos de 2012, 2013 e 2015, se dedicou ao trabalho de atriz no cinema, quando participou dos filmes da série "Até que a Sorte nos Separe”. Participou da novela "Velho Chico", em 2016, no papel de Maria Tereza na 2ª fase da história de Benedito Ruy Barbosa.

Zé Neto (da dupla com Cristiano) – 31 anos - José Toscano Martins Neto. Os cantores foram premiados como Melhor Dupla Sertaneja de 2018 no 'Melhores do Ano' e no Troféu Imprensa. Em 2020, durante uma live, o sertanejo raspou o cabelo e a barba ao cumprir promessa. Com 'Cadeira de aço' (2017), alcançaram o posto de 3ª música mais tocada no país naquele ano.

Deixar um comentário