02/02/2021 08h56 - Atualizado em 02/02/2021 10h24

Rádio Acústica FM estreia na Alexa, assistente virtual da Amazon

Emissora é uma das 30 rádios do Brasil a dispor da tecnologia própria
Por: Rodrigo Vicente/Acústica FM - Foto: Rodrigo Vicente/Acústica FM
Rádio Acústica FM estreia na Alexa, assistente virtual da Amazon

Com a expansão da Alexa, assistente virtual da Amazon, a Rádio Acústica FM estreia sua “skill” própria na plataforma. Desde o dia 27 de janeiro, é possível ouvir a emissora de FM também no dispositivo inteligente da gigante norte americana. Além da Rádio Acústica FM, atualmente outras 29 emissoras de rádio estão disponíveis na plataforma no Brasil, sendo apenas cinco no Rio Grande do Sul. A emissora também é uma das poucas a dispor da tecnologia, que não está sediada em capitais ou em alguma região metropolitana.

- TOQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP GRATUITAMENTE

Para ouvir a Rádio Acústica FM na sua Alexa, é preciso ativar no aplicativo ou site da Amazon a “Skill”, que é um aplicativo para que a caixinha de som tenha a habilidade de executar uma determinada ação, neste caso, ouvir a emissora. Após ativar a “Skill”, basta dizer “Alexa, tocar Rádio Acústica FM”, ou ainda “Alexa, abrir Rádio Acústica FM” e a assistente virtual indica a transmissão no seu dispositivo.

“O nosso negócio está construído sobre a geração de conteúdo. Além da presença no rádio FM, temos que estar presente onde o nosso ouvinte está, indiferente da plataforma”, afirma Rodrigo Vicente, gerente comercial da emissora.

- Clique aqui e ative a sua skill e ouça a Rádio Acústica FM nos dispositivos da Amazon Alexa

Com sede em Camaquã/RS, a Rádio Acústica FM tem sua programação destinada ao jornalismo, entretenimento e esporte. A emissora, que pertence ao Grupo Costa Doce de Comunicação, opera na frequência 97,7MHz, com cobertura em toda região Centro-Sul do Estado. Fundada em 23 de fevereiro de 2010, a rádio sempre focou em novas tecnologias e presença digital.

“Ao longo destes 11 anos, a Rádio Acústica FM sempre se preocupou em oferecer conteúdo focado na hiperlocalidade. Temos uma equipe com mais de 20 profissionais, que geram conteúdo para uma audiência em 18 municípios, além das plataformas digitais”, destaca Fábio Renner, diretor do Grupo Costa Doce de Comunicação.

Lançada em 2014, a assistente virtual da Amazon só chegou ao Brasil em outubro de 2019. A “smart speaker” auxilia as pessoas em suas rotinas básicas do dia a dia, além de executar tarefas previamente determinadas. Muitos equipamentos já dispõem de conectividade com a caixa e podem, por exemplo, serem acionadas e comandadas a distância, como acender a luz, controlar o ar condicionado, TV’s, eletrodomésticos, entre outras tantas funções. Desde seu lançamento, a Alexa ajudou a expandir rapidamente a automatização residencial.

A novidade foi assunto no site especializado coletiva.net, que deu destaque para a emissora, que agora está presente também nesta plataforma. Confira clicando aqui.

IMPORTANTE: para ouvir a Rádio Acústica FM no seu dispositivo, antes é preciso ativar a Skill na sua conta da Amazon. Esta ativação é feita apenas uma vez. Após, basta ativar a Skill usando alguns dos comando de voz, como “Alexa, abrir Rádio Acústica FM”, “Alexa, iniciar Rádio Acústica FM”, “Alexa, ouvir Rádio Acústica FM” ou “Alexa, tocar Rádio Acústica FM”.

Deixar um comentário